- BR CMV-GO EPT-DCO-140
- Item
- 2014-10
O presente estudo tem como objetivo analisar a interação professor-aluno em situações de ensino-aprendizagem de Matemática, envolvendo o pensamento do aluno, acertos e erros por meio de jogos e brincadeiras em duas turmas do segundo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do Distrito Federal. Para fundamentar a nossa análise, buscamos a psicologia histórico cultural e os escritos de Vigotski, Leontiev, Tacca, Muniz e Grando, entre outros. E também a epistemologia qualitativa, na perspectiva histórico cultural, tecida por Freitas. Os resultados indicaram que a) aprendizagem da Matemática pode acontecer de forma semelhante as demais áreas do conhecimento; b) é fundamental que o professor mesmo quando o aluno erre, verifique o percurso vivenciado por ele na resolução de situações propostas; c) a relação professor aluno é importante e significativa para aprendizagem no contexto escolar; d) mesmo os alunos em dificuldades de aprendizagem, nos momentos de jogos e brincadeira, posicionam-se de forma ativa, elemento fundamental para a aprendizagem.