Linguagem

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Linguagem

Termos equivalentes

Linguagem

Termos associados

Linguagem

2 archival descriptions resultados para Linguagem

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Alfabetizar ou não na educação infantil? Possibilidades e críticas acerca desse ensino nessa etapa da educação básica.

A alfabetização vem sendo trabalhada no Ensino Fundamental preferencialmente nos três primeiros anos desta etapa da Educação Básica, entretanto há debates sobre o momento em que deve ser iniciado este ensino. O objetivo da pesquisa foi investigar as concepções das correntes em relação ao processo de alfabetização na Educação Infantil. Nossa pesquisa bibliográfica teve como corpo de análise os trabalhos publicados nos anais das reuniões anuais da ANPED e outras fontes de pesquisa. Foi possível concluir que enquanto uma corrente valoriza as outras linguagens infantis e uma alfabetização na linguagem da criança, a outra considera que antes mesmo de entrar na escola as crianças estão em contato com a língua escrita e que é no espaço escolar que sistematiza esse conhecimento.

Jogo de papéis em ambiente escolar: a questão de gênero na visão de crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Este artigo focaliza um jogo de papeis em que os sujeitos pesquisados parecem expressar suas concepções acerca da questão de gênero. A partir dos estudos de Bakhtin e Vigotski, refletimos sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento infantil e trazemos dados que facilitam uma incursão nas falas das crianças.