- BR CMV-GO EPT-DCO-132
- Item
- 2014-10
Método Paulo Freire
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) de fonte(s)
Nota(s) de exibição
Termos hierárquicos
Método Paulo Freire
Termos equivalentes
Método Paulo Freire
Termos associados
Método Paulo Freire
14 archival descriptions resultados para Método Paulo Freire
14 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado em andamento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, pretendemos apresentar os primeiros desafios vividos por Paulo Freire, ainda criança e discorrer sobre a obra “Pedagogia do Oprimido” (1987) com o suporte de outras obras do mesmo autor e uma obra de Rodrigues (2013) que contribui para compreensão do assunto tratado. Estas leituras são imprescindíveis para quem deseja compreender acerca do universo de uma educação popular, de uma prática educativa que transcenda o ensino dos conteúdos e a simples abordagem de disciplinas esvaziadas de sentido. Com estas leituras é possível uma atuação pedagógica politizadora e crítica, voltada para uma educação capaz de alcançar os anseios da classe trabalhadora, buscando desenvolver metodologias condizentes ao ensino para os sujeito da Educação de Jovens e Adultos.
A educação popular sob a ótica freireana na perspectiva do filme Tristeza do Jeca.
- BR CMV-GO EPT-DCO-298
- Item
- 2014-10
Esta pesquisa tem como vertente o cinema enquanto mecanismo de Educação Popular. Para tanto, o objetivo consiste em identificar a categoria freireana diálogo, que permeiam essa obra.
Paulo Freire: fundamentos epstemológicos da ação pedagógica.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-029
- Item
- 2014-10
Educação e experiência: uma análise a partir da concepção freireana.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-046
- Item
- 2014-10
Com o advento da modernidade, a noção de experiência cada vez mais se fragmenta, causando com isso o embrutecimento do sujeito ativo, capaz de conduzi-la a partir de interesses em constituição. Autores como Giorgio Agamben (2011), na esteira dos filósofos da escola de Frankfurt (ADORNO, 2001; BENJAMIM, 1994), têm chamado a atenção para a (im)possibilidade do homem moderno “experienciar”.
A educação da classe pobre em Freire e Freinet: ensaio crítico a partir da centralidade do trabalho.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-059
- Item
- 2014-10
O Trabalho selecionado apresenta discussões Sob o pretexto de educar os indivíduos para as exigências da sociedade globalizada que se pôs no horizonte do século emergente, passou-se à operacionalização de uma profunda reformulação no campo educacional.
Perspectiva para a emergência de uma educação intercultural crítica.
- BR CMV-GO EPT-DS-078
- Item
- 2014-10
O artigo em questão apresenta reflexões acerca da relevância do pensamento de Paulo Freire com vistas à abertura de sendas possíveis para a instauração da interculturalidade crítica, no mundo das escolas e demais organizações sociais.
- BR CMV-GO EPT-DS-089
- Item
- 2014-10
O texto que ora está sendo lido é fruto de reflexões teóricas que continuam sendo feitas a fim de culminarem na Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema é a formação continuada2 dirigida a educadores e educadoras atuantes na EJA – educação de jovens e adultos – em um ambiente freireano.
Discurso de Saudação da Faculdade de Educação ao Professor Paulo Freire, por ocasião do recebimento.
- BR CMV-GO MEB-ANT-D1-009
- Item
- 1996
Apresenta a saudação ao Professor Paulo Freire por ocasião do Título Honoris Causa.
Paulo Freire entra na cartilha do país (Jornal do Brasil, p. 08).
- BR CMV-GO MEB-ANT-D1-010
- Item
Exibindo 1-10 de 14 resultados