Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente

Forma autorizada do nome

Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

Histórico

Em 1983 tiveram início várias atividades e articulações para a estruturação de um órgão/núcleo capaz de trabalhar questões que envolvem a adolescência em seus aspectos biológicos, culturais e sociais. Estas articulações e a própria criação do Necasa ocorreram em sintonia com outras instituições, como a Pastoral do Menor e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, dentre outras, que discutiam (e combatiam) o caráter segregacionista e discriminatório promovido pelo Estado aos chamados “menores”, na verdade às crianças e adolescentes das classes populares.

Em 1988, ano da promulgação da Constituição Federal, o Necasa foi oficialmente criado como um núcleo da Universidade Federal de Goiás, em consonância com o artigo 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, crueldade e opressão”.

Sua criação contribuiu também para o avanço das propostas de atendimento ambulatorial já realizado antes pelo Departamento de Pediatria. Foi organizado a partir da criação do Necasa, o ambulatório de adolescentes, o qual se constituiu como campo de estágio dos cursos de medicina, psicologia, serviço social e nutrição.

Nos últimos anos, o Núcleo tem investido cada vez mais na formação de educadores, atendendo a uma importante demanda de professores da rede pública, assim como de profissionais que executam as medidas sócio-educativas e protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em março de 2007, na atual gestão da reitoria da UFG, o Necasa saiu das dependências físicas do Hospital das Clínicas, instalando-se em sua nova sede, a antiga “Casa do Professor Visitante”. Esta mudança é um marco na história do Núcleo, visto possibilitar a ampliação do campo de atuação, maior autonomia de trabalho e visibilidade frente à sociedade.

Locais

Alameda Botafogo, Q. A, L. 09, Setor Central. CEP: 74030-020

Estado Legal

Órgão Complementar vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC

funções, ocupações e atividades

O NECASA constitui-se como um programa de extensão da UFG. Sua proposta é, a partir da experiência com os adolescentes, produzir e socializar o conhecimento, por meio de estudos e pesquisas sobre a condição dos jovens na contemporaneidade.

Atua prioritariamente na formação de educadores, através de projetos. Desta forma, além de trabalhar diretamente com o adolescente em situações conflituosas ou violentas, tais como gravidez, maus tratos no interior da família, dificuldade escolar, etc., promove cursos, seminários e jornadas visando a contribuir com aqueles que cotidianamente convivem com os jovens nas escolas e instituições responsáveis pelas medidas sócio-educativas ou protetivas.

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento