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Cultura e pedagogia: a proliferação das pedagogias  adjetivadas.

O objetivo central é mostrar como as transformações, ocorridas desde a Modernidade com o conceito de pedagogia, permitem a sua pluralização e, posteriormente, como a cultura cria condições para que novas pedagogias, produzidas a partir de análises culturais, emirjam a fim de dar conta das demandas do tempo presente.

Formação de educadores de jovens e adultos: uma análise de seus desafios no contexto do curso de pedagogia da UNB.

O Brasil ingressa o século 21, com um desafio ainda por superar: a baixa escolarização de sua população em geral e, em especial, das pessoas jovens e adultas. Dados do IBGE/PNAD (2009) mostram que dentre os 134.985.990 brasileiros que possuem 18 anos e mais, 13.952.579 não eram alfabetizados.

Diálogos interculturais no currículo das ciências naturais no curso de pedagogia, acordo Brasil/Japão.

Este trabalho analisa proposições de diálogos interculturais no currículo curso de Pedagogia, acordo Brasil-Japão, dando centralidade às disciplinas relativas à área das ciências naturais. O referido curso foi ofertado para brasileiros (decasséguis) que estavam atuando como docentes no Japão. Partiu-se do entendimento de que se o Projeto Pedagógico do referido curso assumiu a diversidade como princípio dinamizador do currículo, sua configuração deve expressar proposições interculturais. As análises indicam movimentos na perspectiva de diálogos entre ocidente e oriente, porém, com predomínio da visão ocidental da ciência.

Concepções de currículo em um curso de pedagogia: análise de um grupo de ingressantes e concluintes a partir de um Urvey.

Nesta pesquisa discutimos concepções de currículo entre acadêmicos do primeiro e sexto semestre do curso de Pedagogia em uma IES privada de Cuiabá-MT. A relevância da pesquisa está em destacar a importância da formação de professores na ressignificação de concepções. Adotamos a abordagem qualitativa e como forma de coleta de dados o survey. Os resultados apontaram três situações: uma concebe o currículo como grade, matéria/disciplina a ser transmitida pelo professor ao aluno; outra, o entende semelhante ao currículo vitae; a terceira mescla o tradicional e o crítico. A análise indica que a formação interferiu na concepção dos concluintes, uma vez que estes apresentam maior profundidade e amplitude no significado de currículo. Indica ainda, a necessidade de formação pautada nos significados de classe, gênero, raça, etnia, sexualidade e identidades, implicados nas relações de poder.

Teoria e prática: reflexões sobre o curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí.

O curso de Pedagogia possibilita a formação de profissionais para atuarem em diversas áreas em que se exige conhecimentos pedagógicos, não restringindo-se somente ao espaço escolar. O presente artigo objetiva refletir sobre o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (CPNV) considerando a ótica dos envolvidos diretamente neste contexto a partir de pesquisa exploratória e de campo. Tal reflexão proporciona analisar os conhecimentos que o profissional, por meio das disciplinas propostas pelo curso, poderá adquirir. Percebe-se que o presente curso atende as exigências estabelecidas por sua Diretriz Curricular, porém há aspectos muito relevantes que precisam ser analisados a fim de que se forme um profissional capacitado atendendo as exigências sociais e pedagógicas.