Plano Nacional de Educação

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Plano Nacional de Educação

Termos equivalentes

Plano Nacional de Educação

Termos associados

Plano Nacional de Educação

3 archival descriptions resultados para Plano Nacional de Educação

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O plano Estadual de Educação de Mato Grosso (PEE) e seus encontros com o Plano Nacional de Educação (PNE).

O presente artigo é resultado de trabalho de pesquisa em fase inicial que faz parte de um projeto maior que repercute “O Plano Estadual de Educação de Mato Grosso: revisão, discussão, metodologia e outros exercícios de participação”.

Educação escolar indígena: uma análise a partir de conferências nacionais e seus rebatimentos no II PNE (2014-2024).

O exame de textos acadêmicos que versam sobre educação escolar indígena permite-nos constatar que, em sua ampla maioria, centram-se em aspectos normativos, ou seja, discorrem sobre a ampla legislação que trata da questão, formulada posteriormente a Constituição Federal de 1988. No entanto, verifica-se que textos oriundos e construídos nas conferências a partir das necessidades educacionais indígenas são obliterados.

A educação profissional e o Plano Nacional de Educação (2014-2024): reflexões iniciais.

O presente artigo analisa o espaço ocupado pela EPT no Plano Nacional da Educação (2014-2024). A expansão da Rede Federal de Educação constitui-se em um posicionamento político que altera consideravelmente o panorama da educação brasileira, principalmente se considerarmos a efetivação da política de interiorização e de formação verticalizada. Dentre as vinte metas definidas pelo PNE, , duas estão diretamente ligadas à educação profissional. Uma se refere à oferta de vagas para educação profissional para os jovens e adultos. A outra pretende triplicar as matrículas de educação profissional técnica de nível médio. Assim, a Educação Profissional assume neste contexto uma importância singular, mas exige de todos comprometidos com a educação brasileira o posicionamento para que a educação não seja apenas um dos vários instrumentos para atender às estruturas do capitalismo.