Política da Educação

Taxonomia

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A perspectiva gerencialista nas políticas educacionais contemporâneas: estratégias para a conservação da hegemonia.

A criação dos planos nacionais de educação em alguns pontos caracteriza-se como propostas neoliberais que possibilitam adequações aos interesses burgueses industriais na formação humana e perpetuação do pensamento hegemônico capitalista.

Do contexto nacional ao local: o desenvolvimento curricular na década de 1990 e a distribuição de conhecimentos.

Este texto apresenta algumas análises, ainda em produção para dissertação de mestrado, que incorrem em estudos acerca das complexidades social, epistemológica e ideológica presentes nas estratégias oficiais para a distribuição de conhecimento, ... »

Política de internacionalização na UFMT e o Programa Ciência Sem Fronteiras.

O texto caracteriza o processo de internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ressaltando a inserção do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no referido processo. Utiliza pesquisa documental para caracterizar a política de ... »

O município de Campo Grande – MS e o conselho municipal de educação no processo de elaboração e implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Este artigo apresenta resultados da pesquisa de Mestrado que analisa o papel do Conselho Municipal de Educação do Município de Campo Grande-MS, no processo de elaboração e de implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Escola, Estado e Sociedade.

O livro em sua 5ª edição, analisa as “iniciativas governamentais desenvolvidas no campo educacional” e questiona os motivos que levou a “valorizar a educação, desenvolvendo-se uma política em que ela é vista como um dos agentes de institucionalização e ... »