Políticas Públicas em Educação

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A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de mato grosso do sul (2007-2013).

O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.

Levantamento do estado da arte do Programa de Incentivo à Leitura no Brasil (PROLER) 1992-2012: primeiras aproximações.

O PROLER é um Programa de Incentivo a Leitura instituído no Brasil em 1992 pelo Ministério da Cultura e objetiva incentivar a leitura e suas variantes como suas variantes: o teatro, a musica, o fantoche, a dança, o cinema. Coincide com a onda neoliberal ... »

Políticas públicas educacionais: o programa ensino médio inovador/ PROEMI em Campo Grande/MS (2007-2011).

Pretende-se por meio desta pesquisa investigar o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI, em Campo Grande-MS, no período de 2007 a 2011. O ProEMI foi instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de outubro de 2009 com o ... »

Pesquisa comparada em educação: construindo significados a partir de questões teórico- metodológicas.

Nesse artigo, pretendemos refletirmos sobre a trajetória da Educação Comparada, sua história e suas questões teórico- metodológicas. Outrossim, pensarmos também suas limitações e potencialidades, os avanços nos debates que afetam melhorias sociais e ... »

Gestão democrática no plano de ações articuladas: o processo de implantação de conselhos escolares.

Este trabalho consiste no recorte da pesquisa intitulada “Plano de Ações Articuladas na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS: o processo de implantação dos Conselhos Escolares (2007-2010)”, cujo objetivo foi analisar este processo no âmbito do ... »

A sociedade contemporânea e questões emergentes: implicações para o desenvolvimento do processo educacional.

A proposta deste trabalho insere-se XII Encontro de Pesquisa em Educação, Centro-Oeste, com a temática Pós-graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para a transformação social. É resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é ... »

Participação: elementos para compreensão do conceito.

As considerações apresentadas nesse texto são a síntese de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em que medida a participação dos estudantes pode contribuir para os processos de qualificação da/na escola. Para o presente trabalho fizemos um ... »

Perspectivas e avanços na educação inclusiva: das políticas públicas as tecnologias assistivas.

A proposta do artigo é apresentar uma análise histórica das Políticas Públicas inclusivas na educação com questões teóricas sobre a temática da inclusão e as possibilidades de ampliação das habilidades funcionais, de promover a inclusão e a dignidade de ... »

O papel dos partidos políticos na definição de políticas públicas para a educação básica (2007 a 2010)’ – a proposta educação para o sucesso: construindo o arcabouço teórico.

Este trabalho apresenta aspectos da pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o papel dos partidos políticos que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito à discussão e à definição de políticas públicas ... »

Políticas públicas para a educação básica: a contribuição do PRONATEC.

Este artigo relata o contexto das políticas públicas especialmente voltado para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, considerando o cenário contemporâneo e como o Governo Federal está atuando para atender a demanda por formação técnica e profissional.
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