Processo de Ensino-Aprendizagem

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A poética cordelina em espaços educativos como tecitura de letramentos múltiplos.

O debate em torno da educação tem se ampliado, assim como as discussões sobre o papel que ela exerce para a formação dos sujeitos. Frente a uma miríade de transformações, a educação precisa se (re)inventar e intentar novos modos de agir, constituindo caminhos inovadores para o aprendizado do educando. Tendo na diversidade a base para a compreensão de realidades tão distintas ela pode lançar mão de ‘saberes do senso comum’ a fim de promover o ensino-aprendizagem.

O experimento didático como metodologia de pesquisa: um estudo na perspectiva do “estado do conhecimento”.

O presente artigo é resultado de pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, cujo objetivo é mapear as teses e dissertações que utilizaram o experimento didático como metodologia de pesquisa.

Trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa na formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal.

Este trabalho é o relato de recorte do meu estudo de pós-doutoramento o qual analisa processos subjetivos e criativos em um grupo de professoras da SEDF em situação de formação continuada na perspectiva de uma aprendizagem criativa. Tal excerto foca-se nas concepções de trabalho pedagógico criativo e aprendizagem criativa (MITJÁNS MARTÍNEZ, 2008) e do sistema didático integral para contribuir ao desenvolvimento da criatividade (Idem, 1997). No primeiro semestre deste ano, esta turma vivenciou uma formação ministrada por mim à luz das concepções supracitadas objetivando que a formação possibilitasse aprendizagens mais compreensivas e mais significativas, por meio de estratégias criativas e diversificadas. Espera-se que esta experiência contribua para o enriquecimento do trabalho pedagógico dos professores proporcionando apropriações significativas dos saberes escolares por parte dos alunos.

Práticas de ensino dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de ensino desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras e Geografia, de uma Instituição Federal de Ensino, durante a regência no estágio supervisionado na segunda etapa da Educação Básica, nas escolas estaduais de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a qualitativa e os procedimentos foram de observação, entrevista e análise de documentos. O referencial teórico pautou-se em autores como Veiga, Pimenta, Vygotsky, Davídov, entre outros. Os resultados preliminares indicam que os acadêmicos reproduzem, durante a regência, as práticas de ensino que vivenciaram durante a formação escolar. Isso implica dizer que ensinam, basicamente, a partir da exposição da definição de conteúdos e, na sequência, de uma lista de tarefas de fixação que a maioria dos alunos responde, se estiverem condicionadas a uma nota.

Programa “Alfa e Beto”: alfabetização pelo método metafônico, pressupostos teóricos e concepções de alfabetização.

estados e municípios. A Ciência Cognitiva da Leitura tem apresentado propostas para enfrentamento do problema. O presente artigo refere-se ao Programa de Alfabetização Alfa e Beto, sua metodologia, pressupostos teóricos e o papel do professor alfabetizador no processo de ensino e aprendizagem, com enfoque para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metalinguísticas e a análise de conteúdo dos conceitos da alfabetização expressos no discurso do professor alfabetizador, no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, nas turmas dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, numa pesquisa realizada com professores que atuam no programa.

Ensino e aprendizagem de História no Portal do Professor do MEC.

Este trabalho, resultado de investigação financiada pela Fapemig, de 2011 a 2103, examina aulas de história publicadas no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, observando como os professores têm utilizado as TICs, especialmente as mídias digitais, tanto para publicar, editar e comentar aulas de história desenvolvidas em diferentes contextos escolares, como para trabalhar com os jovens narrativas históricas escritas, orais e audiovisuais que circulam em diversos artefatos culturais contemporâneos, através de múltiplas metodologias, desde as que se baseiam no uso destas narrativas como mera ilustração de um acontecimento histórico até as que as consideram representações relacionadas a diferentes projetos e práticas sociais ou fomentam a produção e difusão, pelos estudantes, de novas narrativas a partir da coleta e análise de fontes históricas.