Programas de correção da distorção idade-série e o processo de desprofissionalização docente.
- BR CMV-GO EPT-DCO-416
- Item
- 2014-10
Este artigo discute, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, o Programa de Aceleração da Aprendizagem, implantado na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com o objetivo de corrigir a distorção idade-série dos alunos alfabetizados que estejam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse programa é composto de seis módulos a serem utilizados pelos alunos, com as aulas distribuídas dia a dia, por meio do estabelecimento de uma rotina; e o professor deve levar os alunos a recuperar a autoestima e “aprender a aprender”. O estudo aponta que o referido programa parece desconsiderar que as causas da distorção são diferentes, trata todos os estudantes como se tivessem as mesmas experiências escolares e tem o professor como um técnico que deve reproduzir as aulas organizadas de igual forma para todo o país, ignorando a diversidade existente e o professor como intelectual.