O trabalho objetiva apresentar os resultados do de uma pesquisa de doutorado na área de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, cuja finalidade é investigar, identificar e analisar como o tema da timidez aparece no periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) no período de 1944 a 1962.
O objetivo aqui é entender os desdobramentos do construto teórico de Vigotski para a compreensão do processo de escolarização. Para isso realizou-se a pesquisa teórica, buscando os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural na relação com o processo educativo. Verificou-se que a origem das funções psicológicas superiores está no domínio dos instrumentos culturais. A linguagem é o instrumento cultural que caracteriza o comportamento superior humano por intelectualizar e complexificar as elaborações psíquicas, engendrando desenvolvimento. O domínio da linguagem escrita aprofunda esse processo por colocar a criança em uma relação de abstração e de operação de conceitos. O processo de escolarização oportuniza a apropriação dos conceitos científicos gerando mudanças na constituição das funções psíquicas superiores.