A coletânea reúne artigos de vários autores que relatam sobre a experiência de educação popular através do Movimento de educação de Base – MEB, realizada em Marabá de 1971 a 1996, por meio de escolas radiofônicas, com depoimentos de alfabetizandos e alfabetizadores que participaram do movimento.
O autor faz um apanhando em busca de reconstruir as histórias e memórias da educação na Paraíba, entre 1961 e 1970, investigando duas campanhas de alfabetização de Jovens e Adultos: O Sistema Rádio-Educativo da Paraíba (Sirepa) – 1959- 1969 – e a Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC) – 1964/1966- 1970. O autor se utiliza de fontes escritas e orais, teoricamente o autor se inspirou em alguns termos conceituais e Foucaut, com um olhar histórico focado no pré e no pós golpe de 1964 no Brasil.
Essa obra faz parte da monografia do autor, formado em Comunicação pela UFRJ, em 1997. O autor apresenta alguns questionamentos sobre a atuação de alguns movimentos entre eles qual foi a “Contribuição do MEB? Por que o Projeto Minerva não teve continuidade? O que foi o Sistema de Rádio Educativo Nacional?” a resposta a estas questões são apresentadas no decorrer da leitura.
O autor traça um abrangente panorama do rádio educativo no Brasil. Considerando que o Brasil apresenta proporções continentais com grande desigualdade social, onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso às condições mínimas de educação, os meios de comunicação tiveram uma grande participação nos projetos voltados para educação popular. O livro faz uma analise da educação pelo rádio no Brasil, mostrando os principais projetos realizados e seus resultados.
O livro relata as experiências vivenciadas pela escola radiofônica de Natal durante os anos de 1960 a 1966, trabalho considerado como um dos pioneiros no Brasil, em conjunto com a Igreja Católica, dando origens a outros trabalhos, como o Movimento de Educação de Base. Havia uma perspectiva de alfabetizar a população no sentido de conscientizá-la quanto ao seu papel enquanto sujeitos históricos. Esse período é considerados pelos autores como um dos momentos mais ricos dos movimentos de alfabetização de adultos, não somente pela produção de conhecimentos, como também pelos laços afetivos que envolveram o trabalho.
O livro é composto por 48 histórias que envolvem conto de fadas. Em cada história é apresentado uma série de exercícios e ou questionário. O nome do livro deu-se em virtude da inauguração da capital Brasília.