Relações de Gênero

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Produção de narrativas audiovisuais e as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores.

Eixo 8. Esta pesquisa nos/com os cotidianos de uma turma do curso de Pedagogia da UERJ se propõe a investigar as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidades tecidas pelas estudantes nos espaçostempos de formação dentrofora da ... »

Gênero e sexualidade como produção discursiva: questões curriculares da educação em direitos humanos.

Eixo 8. o texto aborda a questão de gênero e sexualidade segundo o entendimento de que os padrões de feminino e masculino são enunciações discursivas constituídas em um campo de disputa que envolve poder, no qual a hegemonia instituída não é absoluta ou permanente.

Discutindo com os professores sobre a diversidade sexual na escola: um projeto de pós-doutoramento.

Este artigo tem por objetivo apresentar o relatório final do projeto de pós-doutorado do autor deste, apresentado à Faculdade de Educação da UFRJ e aprovado por unanimidade em sessão de colegiado de Janeiro/2012 desta instituição.

“Sou gay, sou alegre, mas não sou bagunça!”: docência, homossexualidade e estética da existência.

Eixo 8. Neste texto, trago narrativas produzidas a partir dos meus encontros com um professor homossexual durante a minha pesquisa de mestrado. A questão analisada na minha pesquisa parte da seguinte inquietação: “Quais as narrativas, experiências e de ... »

O giz cor-de-rosa e as questões de gênero: os desafios de professores frente à feminização do magistério - primeiras aproximações.

Eixo 8. A pesquisa em curso busca investigar os desafios enfrentados por sujeitos homens que se inserem num universo predominantemente feminino – a pedagogia e o magistério, com o objetivo de desvelar se há indícios de preconceito, ou mesmo estigma, ... »

Mulheres, empregadas domésticas e EJA: questões sobre a naturalização do papel social da mulher.

Eixo 4. O foco desta pesquisa é analisar as interpretações do feminino e do papel social da mulher, para um grupo de mulheres que exercem a profissão de empregadas domésticas, alunas e ex-alunas do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. ... »

A função pedagógica da imprensa e a educação de mulheres entre os anos de 1901‐1930 no jornal O Albor/SC.

Com o presente artigo procura‐se discutir a educação de meninas e a profissão de professora em relação às normas comportamentais e representações de feminilidades pela ótica do Jornal O Albor na cidade de Laguna‐SC, no período de 1901 a 1930. ... »
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