As relações de poder nas práticas escolares: reflexões a partir de anotações de campo.
- BR CMV-GO EPT-DCO-374
- Item
- 2014-10
O artigo discute, sob as perspectivas teóricas de Bourdieu (2009), Foucault (1993; 1999) e Weber (1982; 1995), as relações de poder observadas em uma escola pública de educação básica, situada no estado de Minas Gerais. Foram feitas observações sistemáticas durante o 2º semestre letivo de 2013, em duas classes do ensino fundamental, uma do 6º ano e outra do 9º, além de observações do recreio e outros espaços internos da escola. O registro foi realizado por meio de anotações de campo, um dos três instrumentos de coleta de dados utilizados em uma dissertação de mestrado ainda em andamento, cujo tema central é a violência simbólica escolar. O objetivo deste trabalho é compreender como nessa instituição, que é vista hegemonicamente pela comunidade local como uma boa escola, com gestão que se conceitua democrática e que é frequentada por alunos considerados bons, se dão as relações de poder.