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Informação do país

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, subsidiadas pelo INEP, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores, de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação de construção de prédios, e utilização de recursos para o ensino médio por meio do Programa de Auxílio Supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC/INEP em 1954. O programa de auxílio supletivo do Governo Federal, destinado a obras de estabelecimentos de ensino médio, determinou recursos para 09 estabelecimentos, no valor de Cr$ 1.631.500,00 para o Estado de Goiás.

O INEP e os Órgãos Executores de Planos Especiais: Realizações em 1956 e Novos Planos de Trabalho

O texto traz o relato de novos projetos do I.N.E.P.: cita o Anteprojeto de organização do ensino do Estado de Goiás, por solicitação do Governo de Goiás, com a colaboração de técnicos goianos, sob a coordenação do professor João Roberto Moreira.

Missão da UNESCO no Brasil

O texto relata os programas de cooperação conjunta UNICEF-UNESCO, sobre o ensino primário na América Latina, com ajuda material e intelectual em diferentes Estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba. Esses projetos visam assegurar o aperfeiçoamento nos Centros de Treinamento de Supervisores e Magistérios.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1955

O texto retrata a mobilização contra o analfabetismo por meio da Campanha Brasileira de Educação, apresentando dados estatísticos com resultados oferecidos pelos Centros de Iniciação Profissional, com referência para Goiás.

Relatório do Ministério da Educação e Cultura por intermédio do INEP ao Bureau Internacional de Educação

O texto relata a ação do Governo Federal na reforma administrativa da educação no Estado de Goiás com a assistência técnica do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, encaminhando à Assembleia Legislativa Estadual o anteprojeto de lei orgânica da educação, visando a descentralização administrativa.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1954

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação e de construção de prédios, recursos para o ensino médio por meio do Programa de auxílio supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC-INEP em 1956.

Preparação de pessoal docente para escolas primárias rurais

Este artigo apresenta a questão da diferenciação regional como ponto impeditivo para a capacitação profissional e, organização escolar, com a consequente desproporção de oportunidades educacionais, tendo como evidência a taxa geral de analfabetismo regional com referência para o ano de 1940, com dados para a região Centro Oeste. Referências para a diminuição da taxa de analfabetismo tendo como fator a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, iniciada em janeiro de 1947.

Informação do país

O texto descreve a criação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e do Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946, tendo à frente Roberto Simonsen e Morvan Dias de Figueiredo, representantes do grupo industrial, solicitando ao presidente da república Getúlio Vargas, a criação de instituições especializadas no ensino industrial, sendo 15.758 cursos para adultos. As duas instituições tiveram enorme abrangência nos estados que constituem a 6ª regional: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e o Território do Guaporé.

A escola elementar brasileira e o seu magistério

O texto traz a caracterização da escola elementar brasileira (finalidades e funcionamento), em suas duas categorias de ensino: primário fundamental (crianças de 07 a 12 anos de idade) e o primário supletivo destinado adolescentes e adultos. Dados referentes às condições de formação no magistério primário para a Região Centro Oeste e demais regiões do Brasil.
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