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A educação brasileira no ano de 1954

O texto apresenta a sinopse estatística do ensino médio para o ano de 1954, referente a 2.232 municípios brasileiros, com existência de 3.307 estabelecimentos, com dados de cursos comerciais básicos, cursos básicos e técnicos de comércio, técnicos, dentre outros, destacando o Estado de Goiás nos extremos da categoria com cursos de ensino médio.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1954

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação e de construção de prédios, recursos para o ensino médio por meio do Programa de auxílio supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC-INEP em 1956.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1955

O texto retrata a mobilização contra o analfabetismo por meio da Campanha Brasileira de Educação, apresentando dados estatísticos com resultados oferecidos pelos Centros de Iniciação Profissional, com referência para Goiás.

A escola elementar brasileira e o seu magistério

O texto traz a caracterização da escola elementar brasileira (finalidades e funcionamento), em suas duas categorias de ensino: primário fundamental (crianças de 07 a 12 anos de idade) e o primário supletivo destinado adolescentes e adultos. Dados referentes às condições de formação no magistério primário para a Região Centro Oeste e demais regiões do Brasil.

As Metas da Educação para o Desenvolvimento

O texto traz o relato do ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado, sobre as metas a serem atingidas para a erradicação do analfabetismo, citando a cruzada nacional de analfabetismo instalada em 5 municípios brasileiros, dentre eles Catalão/GO.

Através de revistas e jornais: o ensino industrial

O recorte O ensino industrial de Francisco Montojos, Descreve os propósitos do ensino industrial, como forma de preparação profissional e de formação humana, com objetivo de formação profissional apta ao oficio e atividades industriais; dar aos trabalhadores jovens e adultos da indústria, não diplomado-habilitados qualificação profissional para a eficiência e produtividade; aperfeiçoamento e qualificação profissional; divulgar conhecimentos de técnicas atuais, visando o atendimento dos interesses da nação. Apresenta dados de levantamentos da mão de obra em diferentes regiões, incluindo Goiás.

Censo Escolar de 1964 e perspectivas de erradicação do analfabetismo no Brasil

O texto apresenta dados dos índices de escolaridade urbana e rural apurados pelo censo escolar, apurando uma dualidade para as áreas urbanas e outro para as áreas rurais, cujas diferenças são quantitativas e qualitativas, com dados para o Estado de Goiás.

Decreto n° 52.267 de 17 de julho de 1963 - Dispõe sobre um programa de educação de base e adota medidas necessárias a sua execução, através das escolas radiofônicas nas áreas subdesenvolvidas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em outras áreas em desenvolvimento do País, a ser empreendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O decreto dispõe sobre o programa de educação de base e adota medidas necessárias à sua execução através de Escolas Radiofônicas nas áreas subdesenvolvidas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em outras áreas em desenvolvimento do País a ser empreendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Educação rural e educação de base

O texto apresenta a análise das questões regionais e os fatores econômico-sociais da educação rural, fazendo referências para Região Centro Oeste, Goiás-Goiânia e o VIII Congresso Brasileiro de Educação, debatendo a falta de integração ao restante do país, destacando um dos aspectos da educação rural: os adultos analfabetos e sua readaptação a vida em comunidade.

II Congresso Nacional de Educação de Adultos

O texto relata o II Congresso Nacional de Educação de Adultos, enfatizando a educação de adultos como imperativo para mudança social no país, destacando as condições desiguais das regiões, que acaba por determinar a baixa renda em alguns Estados, com dados de renda per capita para Goiás.
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