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Mapeamento das teses sobre política de cotas na educação superior produzidas entre 2002 e 2012.

O estudo apresenta um levantamento das teses produzidas entre 2002 a 2012 a partir do banco de dados da Capes e do Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) acerca das políticas de cotas em universidades brasileiras. Foram localizadas 32 teses, sendo dezessete no BDTD e quinze na Capes. Destas, 24 foram produzidas em programas de pós-graduação em Educação. São pesquisas com foco qualitativo que abordam sobre as experiências concretas das universidades que as adotam, como foco nas políticas e nos processos que ali ocorrem. Este levantamento faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que versa sobre as Ações afirmativas na educação superior.

Políticas de ação afirmativa na educação superior: a produção acadêmica na região centro-oeste (1998-2013).

O presente artigo apresenta uma síntese da produção acadêmica sobre ações afirmativas, em Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste, na área da educação e áreas afins, entre os anos de 1998 a 2013, com base na análise de conteúdo dos resumos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES.

O movimento dos estudantes indígenas do Amazonas e o sistema de reserva de vagas da universidade do estado do Amazonas.

Este trabalho objetiva compreender o sistema de reserva de vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a atuação do movimento indígena na implantação do sistema de cotas para aos alunos que tivessem concluído o ensino médio em escolas públicas amazonenses

Equidade no ensino superior: as cotas para pessoas com deficiência.

A equidade na educação passa pela inclusão dos alunos com deficiência em todas as etapas de ensino. A educação para pessoas com deficiência no Brasil com foco na educação superior ainda é recente, devido às dificuldades enfrentadas por essas pessoas na inclusão em sua escolarização no ensino básico e, consequentemente, a continuidade dos estudos no nível superior, bem como as barreiras existentes no acesso, ingresso, permanência e conclusão do curso nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Ações afirmativas na universidade: do acesso à permanência dos estudantes ingressos pelo sistema de cotas.

Um sistema de cotas é a uma medida governamental que delimita uma reserva de vagas em instituições privadas ou públicas, para determinados segmentos sociais que sofrem ou sofreram algum tipo de exclusão.

As políticas de cotas e a equidade no ensino superior.

A sociedade brasileira sempre acreditou no mito da democracia racial, tão bem escrito e amplamente divulgado no exterior por importantes antropólogos brasileiros (GUIMARÃES, 2004). A ideia de que todos conviviam harmoniosamente apesar de mais três séculos de escravidão no Brasil para muitos estrangeiros se apresentava como um paraíso que precisava ser conhecido, impulsionando muitos estudiosos a desenvolverem trabalhos no país durante o século XX como ocorreu com o Projeto UNESCO de Relações Raciais, do começo dos anos 1950.

O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de abrantes.

O presente estudo descreve as conseqüências da aprovação da Lei 12.711/12 no contexto do mito da democracia racial brasileira que direto e/ou indiretamente tem permitidoa sua revitalização. O estudo faz parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre o sistema de cotas na Universidade Federal do Maranhão que começou desde 2004 quando defendemos uma Dissertação sobre a possibilidade da UFMA em adotar as cotas.