- BR CMV-GO EPT-DS-087
- Item
- 2014-10
Tecnologia e Educação
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) de fonte(s)
Nota(s) de exibição
Termos hierárquicos
Tecnologia e Educação
Termos equivalentes
Tecnologia e Educação
Termos associados
Tecnologia e Educação
9 archival descriptions resultados para Tecnologia e Educação
9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
O presente artigo traz um olhar sobre a questão da Educação Ambiental e da Sustentabilidade Tecnológica, ambas tratadas, aqui, via TI Verde. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa que alimenta este artigo provê subsídios para que futuramente sejam aprofundados estudos acerca do tema.
- BR CMV-GO EPT-DS-086
- Item
- 2014-10
O presente trabalho propõe reflexões sobre os dados de uma investigação científica realizada em uma escola pública do campo, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul/ Brasil. Tal pesquisa teve por objetivo pesquisar quais as dificuldades e as possibilidades para o uso dos computadores conectados a internet no trabalho pedagógico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso.
Tecnologia assistiva na escola: inclusão do aluno com deficiência.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-176
- Item
- 2014-10
Os jovens e a escola: significados do aprender e do ensinar com as TIC.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-031
- Item
- 2014-10
Neste artigo, a discussão envolvendo os jovens e a escola incursiona-se pelas correntes geracional e classista,que tem referendado conceitos sobre a juventude.Os estudos de Pais (1990) fazem a critica à representação de juventude construída pela ciência moderna - que apresenta juventude como tema oscilante: ora centrada em um conjunto organizado de acordo com a faixa etária, situada entre a geração de infantes e de adultos (corrente geracional), ora como um conjunto social necessariamente diversificado, em função de seus pertencimentos de classe (corrente classista). Ambas as categorias, no entender de Pais (opcit), oferecem representações sobre juventude, a partir de um ponto de vista de segmentos sociais dominantes, que tem na socialização os principais critérios definidores do conceito de juventude.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-025
- Item
- 2014-10
Ao longo dos últimos anos, as diversas tecnologias digitais têm chegado às escolas, seja por meio dos alunos que, direta ou indiretamente, já integram ao seu cotidiano o uso de diferentes dispositivos tecnológicos e a vivência da cultura digital, seja por meio das políticas públicas que, desde a década de 1980, através de várias iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais.
Educação e tecnologias no estado de Goiás.
- BR CMV-GO EPT-DCO-250
- Item
- 2014-10
O artigo traz um recorte de uma pesquisa empírica que está sendo desenvolvida, cuja abordagem é qualitativa e tem como objetivo geral analisar, com relação aos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do Estado de Goiás sobre: o papel das TIC na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. Para compreender o contexto em que os sujeitos da pesquisa estão inseridos, se faz necessário apreender o contexto da problemática anunciada. Diante disto, foi feito o levantamento dos documentos e leis relacionados ao ProInfo e ao Plano Estadual de Educação do Estado de Goiás (PEE) de 2008. Assim, este texto que se configura como uma análise documental, contribui com a fundamentação teórica e análise dos dados observados desta investigação. Espera-se, desta forma, captar mais uma das interfaces do cenário educacional brasileiro, em especial do Estado de Goiás, constituída ao longo dos programas relacionados à implantação das tecnologias na educação.
A contribuição do professor no desenvolvimento moral do aluno adolescente face as novas tecnologias.
- BR CMV-GO EPT-DCO-213
- Item
- 2014-10
Neste artigo apresento parte das reflexões traçadas numa pesquisa de mestrado que intenciona compreender os limites e aproximações entre a ética, as novas tecnologias da informação e comunicação e a educação. Discute-se a exigência de um novo posicionamento do profissional da educação (o professor como educador moral) neste inovador cenário desenhado e engendrado pelas tecnologias recentes e o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos adolescentes inseridos em contexto escolar. O referencial teórico e metodológico é a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg, constituindo uma produtiva ferramenta para o professor analisar sua prática pedagógica e avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento moral dos alunos adolescentes.
Ava como suporte: análise de artigos e metodologias de pesquisa.
- BR CMV-GO EPT-DCO-061
- Item
- 2014-10
Este artigo tem como objetivo analisar os métodos de pesquisa descritos nos estudos apresentados nas edições de 2009 à 2013 do ESUD e SBIE, enfocando artigos que apresentaram em seu contexto o uso de AVA como suporte, apoio ou complemento ao ensino presencial. Desta forma, o trabalho corresponde a uma pesquisa bibliográfica, a fim de mapear e analisar tais tendências. Tal questão pode ser considerada relevante a medida que há associação entre a educação e as TIC e a capacidade de comunicação, possibilitada pela Internet, permitindo criar novos espaços de aprendizado. Pode-se constatar, diante da amostra selecionada, a inexistência explícita em grande parte (57%) de uma metodologia de pesquisa. Tal fator impacta diretamente nas análises dos dados obtidos, refletindo na apresentação dos resultados, tornando, em muitas situações, meras descrições de pesquisa.
Tecnologia assistiva e deficiência intelectual: problematizando conceito.
- BR CMV-GO EPT-DCO-057
- Item
- 2014-10
Este artigo objetiva analisar e discutir as dúvidas, problematizações e fragilidades no conceito de Tecnologia Assistiva, principalmente no que se refere ao que seria Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência intelectual. Utilizou-se a pesquisa-ação colaborativa, e para a coleta de dados dispomos de entrevistas coletivas realizadas com oito professoras de atendimento educacional especializado. Os resultados demonstram que por meio da pesquisa colaborativa é possível despertar processos reflexivos nas docentes, de modo a levá-las a discutir e problematizar questões relativas ao conceito, bem como contribuir com a produção cientifica por meio de uma proposta do que configuraria com estratégia de tecnologia assistiva no âmbito educacional.