Textos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Textos

Termos equivalentes

Textos

Termos associados

Textos

1 archival descriptions resultados para Textos

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A produção textual em duplas no processo de aquisição da língua escrita.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições da produção de texto em duplas de crianças entre sete e oito anos em processo de alfabetização matriculadas no 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012 durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. A análise dos dados será realizada à luz das ideias de Vigotsky, Jolibert, Calil e Bakhtin. Ao propor às crianças a escrita de um gênero concluímos que escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita, e a convivência social.