O ranking das escolas e o mercado escolar: considerações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.
- BR CMV-GO EPT-DCO-335
- Item
- 2014-10
este  trabalho  é  um  desdobramento  de  uma  pesquisa  em  desenvolvimento.  O  texto busca  compreender  de  que  forma  o  Enem  se  estruturou  ao  longo  dos  anos  até  se  transformar em  um  exame,  que  unifica  a  seleção  dos  estudantes  para  o  ingresso  no  Ensino  Superior,  bem como as relações que os rankings estabeleceram com o mercado escolar. Compreendemos que o  ranking  das  escolas  possivelmente  é  influenciado  por  comportamentos  oportunísticos,  tanto da  mídia  como  do  MEC.  Por  outro  lado,  os  rankings  podem  prover  informações  relevantes para diversos públicos, que têm diferentes interesses no uso dos dados. É notório que qualquer tipo  de  ranking  em  educação  apresenta  problemas  e  é  passível  de  críticas,  mas  os  dados precisam  ser  lidos  para  a  compreensão  do  investimento  público  realizado  em  sua  construção, bem como as estratégias do capital no campo educacional.
    
    
  