Educação Profissional

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Educação Profissional

Termos equivalentes

Educação Profissional

Termos associados

Educação Profissional

21 descrição arquivística resultados para Educação Profissional

21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Evasão escolar e educação profissional: um olhar sob o IFMS câmpus Ponta Porã.

A presente pesquisa aborda a temática da evasão escolar, percorrendo o contexto das políticas públicas educacionais. Buscando-se identificar as principais causas que levam os estudantes dos cursos de nível médio técnico integrado (IFMS Câmpus Ponta Porã) a abandonarem o curso (com matrícula em 2011 e 2012).

A educação profissional e o Plano Nacional de Educação (2014-2024): reflexões iniciais.

O presente artigo analisa o espaço ocupado pela EPT no Plano Nacional da Educação (2014-2024). A expansão da Rede Federal de Educação constitui-se em um posicionamento político que altera consideravelmente o panorama da educação brasileira, principalmente se considerarmos a efetivação da política de interiorização e de formação verticalizada. Dentre as vinte metas definidas pelo PNE, , duas estão diretamente ligadas à educação profissional. Uma se refere à oferta de vagas para educação profissional para os jovens e adultos. A outra pretende triplicar as matrículas de educação profissional técnica de nível médio. Assim, a Educação Profissional assume neste contexto uma importância singular, mas exige de todos comprometidos com a educação brasileira o posicionamento para que a educação não seja apenas um dos vários instrumentos para atender às estruturas do capitalismo.

Desafios e possibilidades ante à qualificação do Técnico Agrícola no Brasil.

O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres constituiuse no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e possibilidades de qualificação decorrente das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (EPT) - tendo por referencia decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições da formação recebida e recorremos ao materialismo histórico-dialético como fundamento. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.

Políticas públicas para a educação básica: a contribuição do PRONATEC.

Este artigo relata o contexto das políticas públicas especialmente voltado para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, considerando o cenário contemporâneo e como o Governo Federal está atuando para atender a demanda por formação técnica e profissional.

The internationalization of professional and technological education: a study on the agreement between the brazilian federal institutes and Canada.

The internationalization of educational policies constitutes a relevant theme, mainly by constant changes resulting from globalization . Educational standards have been influenced and shaped by global market trends .

Reformas recentes da educação profissional: a dualidade assumida.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa documental sobre a separação entre o ensino médio e a educação profissional, efetivada pelo Decreto 2.208/1997 e a proposta de sua integração, pelo Decreto 5.154/2004. Analisam-se os determinantes históricos das reformas da educação profissional empreendidas durante os governos Lula e FHC e suas implicações na manutenção da dualidade entre a educação destinada às elites e à classe trabalhadora. A nova regulamentação da educação que propõe a volta da integração entre o ensino médio e profissional conservou toda legislação complementar que estruturava a antiga e, assim, manteve a dualidade, mas deixou aberta a possibilidade do ensino integrado, o que pode ser uma brecha, na construção de uma escola politécnica.

Educação profissional, científica e tecnológica: formação inicial continuada de servidores e docentes.

Este texto apresenta estudos feitos em três Secretarias Estaduais da Educação. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar as diretrizes e as ações pedagógicas estruturantes que permeiam os projetos na formação inicial e continuada de servidores e docentes da educação profissional. Aplicamos questionários e realizamos observações diretas.

PROEJA Transiarte: a construção de um itinerário formativo em Ceilândia DF.

Essa investigação busca contribuir com a construção de um itinerário formativo dialogando três grandes áreas, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Transiarte. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, baseada em Barbier (2007) e Thiollent (2007). O referencial práxico está alicerçado em Ramos (2009), em Gramsci (1978), em Vigostki (2001) e Freire (2005,2008), dentre outros. A principal questão da pesquisa é compreender quais as significações e indicações de estudantes do Centro de Ensino Médio 03 e Centro de Educação Profissional de Ceilândia, à possível construção de um itinerário formativo entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. A partir dessas significações constrói-se, em primeira aproximação, um itinerário formativo, tendo como curso inicial, o Proeja Formação Inicial e Continuada em Arte Digital Básico.

A transferência da escola de aprendizes artífices da cidade de goiás para a nova capital: contribuições para a construção da memória do IFG.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa que objetivou analisar as mudanças ocorridas no processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices (EAA) da Cidade de Goiás para a nova capital e sua transformação na Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas.

Formação ou pseudo-formação no ensino técnico profissionalizante no Brasil sob a perspectiva da teoria crítica em Theodor Adorno e Max Horkheimer?

Este artigo analisa, a partir da perspectiva da Teoria Crítica em Adorno e Horkheimer, os objetivos da educação técnico-profissionalizante no Brasil preconizados pela lei 9394/96, a LDB, que atesta “priorizar a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, ao buscar a superação da fragmentação das tarefas e a compreensão do processo global de produção”. Aponta uma real aproximação da educação para o trabalho com os ideais de cunho positivista, que visa apenas a adaptação acrítica por parte dos educandos, dado os elementos sócioeconômicos, bem como cognitivos, que a identificam, buscando legitimar a ideologia capitalista, cuja historicidade em nosso país tem sido associada, essencialmente, à formação de “mão-de-obra”, dificultando o desenvolvimento de subjetividades autônomas e comprometidas com uma prática social emancipadora.
Resultados 1 a 10 de 21