O Documento apresenta algumas notas a partir de experiências brasileiras que ocorreram no período de 1963 a 1964 e prematuramente interrompido após os acontecimentos de abril de 1964. O documento é uma tradução em português. Trata-se de vários artigos que retratam a realidade do trabalhador analfabeto do meio rural.
O Documento apresenta algumas notas a partir de experiências brasileiras que ocorreram no período de 1963 a 1964 e prematuramente interrompido após os acontecimentos de abril de 1964. Nos oito primeiros capítulos o documento é datilografado em francês. Trata-se de vários artigos que retratam a realidade do trabalhador analfabeto do meio rural.
O documento apresenta um relato de experiência do Sistema Paulo Freire em Brasília, feito para a Campanha de Mobilização dos Estudantes Secundários para Erradicação do Analfabetismo.
O documento trata dos dados estatísticos da UNESCO sobre o Brasil, quanto ao índice de analfabetismo e do subdesenvolvimento do país na década de 60. Ao final discorre também sobre o papel das Escolas Radiofônicas, no sentido de elevar a educação brasileira.
O documento apresenta uma síntese do primeiro ano de trabalho do MEB, com a previsão de verbas orçamentárias federais para o exercício de 1961, informações sobre as verbas do serviço do ministério da educação agricultura e saúde.
O documento apresenta dados sobre o analfabetismo no Brasil, traz algumas críticas referentes a educação. A “maneira” da Cultura Popular reúne alguns determinantes como: o espírito que a inspira; o conteúdo à transmitir e os métodos à empregar.
O autor faz uma discussão dos movimentos de cultura e cultura popular nascidos em 1960, destacando o diferencial qualitativo em relação as campanhas contra o analfabetismo realizadas desde os anos de 1940, segundo o autor o que faz esse diferencial é o compromisso assumido em favor das classes populares, urbanas e rurais. O foco do livro é o MEB – Movimento de Educação de Base, que expressa o deslocamento da igreja Católica em favor das classes populares, as propostas de educação de base iniciadas no MEB são bastante tradicionais inicialmente, mas após dois anos de existência o movimento dá um salto, redefinindo seus objetivos e reviu sua metodologia em função de uma nova opção ideológica.
Trata-se de uma tese de doutorado com o objetivo de discutir as relações do campo da filosofia da educação e da pedagogia, traçando um inventário desta área de atuação educacional, suas práticas e as políticas por ela formuladas. O autor aponta concepções recorrentes sobre o que é ler, escrever, e os conceitos de analfabetismo e analfabeto, suas origens e a tradição histórica destas concepções, faz um apanhado histórico da educação de jovens e adultos, buscando compreender a trajetória de marginalidade desta área para formação social.