Item 097 - Uma pedagogia da participação popular: analise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961-1966).

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Código de referência

BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-097

Título

Uma pedagogia da participação popular: analise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961-1966).

Data(s)

  • 2006 (Criação)

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Âmbito e conteúdo

O autor faz uma discussão dos movimentos de cultura e cultura popular nascidos em 1960, destacando o diferencial qualitativo em relação as campanhas contra o analfabetismo realizadas desde os anos de 1940, segundo o autor o que faz esse diferencial é o compromisso assumido em favor das classes populares, urbanas e rurais. O foco do livro é o MEB – Movimento de Educação de Base, que expressa o deslocamento da igreja Católica em favor das classes populares, as propostas de educação de base iniciadas no MEB são bastante tradicionais inicialmente, mas após dois anos de existência o movimento dá um salto, redefinindo seus objetivos e reviu sua metodologia em função de uma nova opção ideológica.

Avaliação, selecção e eliminação

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Nota

Referência ABNT NBR 6023:2018: FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base 1961/1966. Campinas: Autores Associados, 2006.

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