eIXO 7. Este texto tematiza os processos de significação vividos por sujeitos autistas nas interações sociais que estabelecem com os outros de seu grupo social. O objetivo principal do estudo realizado foi problematizar as interações sociais que envolvem a criança autista no contexto pedagógico.
O artigo apresenta reflexões acerca da inclusão escolar na educação infantil. Como um movimento amparado pela legislação brasileira, a inclusão escolar deve garantir não só a vaga do aluno com necessidades educacionais especiais na escola comum, mas, também, a democratização de condições de ensino que permitem o acesso ao conhecimento acadêmico.
O objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita de uma criança com autismo no ensino comum. Utiliza uma metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico, à luz do aporte teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural.
O texto tem como objetivos investigar as implicações do uso do iPad em crianças autistas para entender como as tecnologias touch podem potencializar a construção do conhecimento e de subjetividade nestes sujeitos. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa pois se propõe a trabalhar com os aspectos subjetivos como uma dimensão inseparável de todo o processo cognitivo dos sujeitos.