Atividades de Ensino-Aprendizagem

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Atividades de Ensino-Aprendizagem

Termos equivalentes

Atividades de Ensino-Aprendizagem

Termos associados

Atividades de Ensino-Aprendizagem

2 descrição arquivística resultados para Atividades de Ensino-Aprendizagem

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba, MG.

O presente projeto de pesquisa objetivou investigar abordagens metodológicas significativas e inovadoras no processo ensino-aprendizagem com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar visando ao desenvolvimento dos multiletramentos e de aprendizagens significativas dos estudantes tendo como pressupostos básicos o letramento digital. A princípio, foi feita uma avaliação diagnóstica tanto com a professora da turma quanto com os alunos, por meio da realização de uma entrevista semiestruturada e da aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado em Google docs, incluindo uma escala de opiniões. Os resultados obtidos serviram para comprovar os objetivos da pesquisa e contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para a formação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias por meio de práticas pedagógicas inovadoras.

O compartilhamento de ações na organização da atividade pedagógica de professores de matemática em formação inicial como gerador do desenvolvimento de ações mentais individuais.

Este trabalho objetiva discutir a assunção do planejamento compartilhado da atividade pedagógica como gerador do desenvolvimento de ações mentais individuais. As discussões foram feitas à luz das teorias: Histórico Cultural-Vigotski, da Atividade-Leontiev, do Ensino Desenvolvimental- Davidov e a proposta teórico-metodológica das Atividades Orientadoras de Ensino-Moura. O planejamento compartilhado das ações se alicerçou em autores como Lopes e Libâneo. Os dados foram obtidos durante um experimento formativo com os professores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II no 4º ano de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Quirinópolis. Destacamos que os sujeitos, por meio do processo intencional de organização compartilhada das ações orientadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, transformaram-se e causaram transformações.