- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-018
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- 1974
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“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)
MEB 33 anos 1961-1994: textos para reflexão.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-065
- Item
- 1994
O Livro faz uma reflexão dos projetos apresentados ao MEB – Movimento de Educação de Base, no programa de alfabetização, são relatadas experiências que buscam reforçar o que se afirma com relação à abrangência de uma proposta consciente, não só de alfabetização, mas de Educação de Adolescente, Jovens e Adultos.
Educação básica de jovens e adultos: a trajetória da marginalidade.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-066
- Item
- 1994
Trata-se de uma tese de doutorado com o objetivo de discutir as relações do campo da filosofia da educação e da pedagogia, traçando um inventário desta área de atuação educacional, suas práticas e as políticas por ela formuladas. O autor aponta concepções recorrentes sobre o que é ler, escrever, e os conceitos de analfabetismo e analfabeto, suas origens e a tradição histórica destas concepções, faz um apanhado histórico da educação de jovens e adultos, buscando compreender a trajetória de marginalidade desta área para formação social.
Contexto sócio-político e educação popular: o caso da Cruzada ABC.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-087
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- 2001
As autoras fazem um estudo que propõe analisar a relação existente entre os movimentos de educação de adultos e o seu contexto sócio-político e econômico a partir da Cruzada ABC – Cruzada da Ação Básica Cristã. O interesse das autoras não é a Cruzada ABC em si, mas sim, o que ela sugere a respeito de todos os movimentos de educação de adultos desenvolvidos no Brasil, através da ABC procura-se chegar à dimensão sócio-política dos movimentos, campanhas e programas de educação destinados aos adultos analfabetos.
Educação de jovens e adultos: histórias e memórias da década de 60.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-092
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- 2003
O autor faz um apanhando em busca de reconstruir as histórias e memórias da educação na Paraíba, entre 1961 e 1970, investigando duas campanhas de alfabetização de Jovens e Adultos: O Sistema Rádio-Educativo da Paraíba (Sirepa) – 1959- 1969 – e a Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC) – 1964/1966- 1970. O autor se utiliza de fontes escritas e orais, teoricamente o autor se inspirou em alguns termos conceituais e Foucaut, com um olhar histórico focado no pré e no pós golpe de 1964 no Brasil.
Escolas radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos (1958-1966).
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-099
- Item
- 2009
O livro relata as experiências vivenciadas pela escola radiofônica de Natal durante os anos de 1960 a 1966, trabalho considerado como um dos pioneiros no Brasil, em conjunto com a Igreja Católica, dando origens a outros trabalhos, como o Movimento de Educação de Base. Havia uma perspectiva de alfabetizar a população no sentido de conscientizá-la quanto ao seu papel enquanto sujeitos históricos. Esse período é considerados pelos autores como um dos momentos mais ricos dos movimentos de alfabetização de adultos, não somente pela produção de conhecimentos, como também pelos laços afetivos que envolveram o trabalho.
Educação no Brasil anos 60: o pacto do silêncio.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-105
- Item
- 1988
“a obra apresenta um passeio pela situação educacional e política do Brasil dos anos 60 a 70, incluindo uma retrospectiva dos anos 20 a 60, retomada de documentos e artigos de jornais. É uma nova forma de percorrer a história da educação brasileira, vislumbrando outras facetas e dimensões por detrás do que vem sendo afirmado e repetido a respeito de fatos e pessoas ainda atuantes.” (A editora).