Textual

Taxonomia

1215 descrição arquivística resultados para Textual

1215 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O cotidiano do grupo escolar “Dr. Brasil caiado” (1926-1929).

O objetivo deste estudo é analisar o cotidiano do grupo escolar “Dr. Brasil Caiado”entre 1926 e 1929, tendo como foco o tempo escolar com os seus acontecimentos ordinários e extraordinários, e como os professores, funcionários e o diretor do escolar os vivenciaram.

O direito à educação no SINASE: a oferta educacional para adolescentes privados de liberdade.

Este artigo analisa o direito à educação à luz dos princípios, diretrizes e normas estabelecidas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), no contexto de medida socioeducativa de internação.

Pessoas trans e espaços escolares: o uso do banheiro feminino e seus impactos.

Este artigo destaca os processos de luta pelo reconhecimento do direito de utilização do banheiro feminino por docentes trans em suas trajetórias escolares. Essa discussão integra as problematizações de uma tese de doutorado em Educação que objetivou ... »

Educação infantil, currículo e formação de conceitos: considerações a partir da teoria histórico-cultural.

O objetivo deste texto é discutir as relações do construto teórico de Vigotski, especificamente sobre a formação de conceitos, com a proposição oficial de currículo para a educação infantil no Brasil, estabelecida na Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de ... »

“A travessia do rio vermelho”, sentidos atribuídos à escola para os trabalhadores rurais em Goiás.

O artigo é resultado de reflexões a partir de uma pesquisa desenvolvida durante a realização do mestrado, cujo objetivo foi de apreender os sentidos e significados atribuídos à escola pelos trabalhadores rurais em Goiás. Bourdieu foi o referencial ... »

A internet e suas potencialidades no ensino de matemática: WebQuest e softwares online como recursos pedagógicos.

Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola darede pública no município de Caiapônia-GO, cujo objetivo verificar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da ... »

A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de mato grosso do sul (2007-2013).

O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.
Resultados 1 a 10 de 1215