A obra é composta por 8 artigos e 4 resenhas que trabalham com a formação da Sociedade Brasileira, Sociedade Escravista, as lutas Camponesas no RS e a Cafeicultura em Minas Gerais.
“O autor questiona as representações de pobreza e decadência que definiram a historicidade da região. Mais do que simples fonte histórica, a literatura produzida pelos viajantes assumiu a posição de verdade inconteste na produção historiográfica local. A ideia de decadência e estagnação, elevada à dimensão de conceito, transformou mais de um século de história em pó, como se o testemunho da pobreza de uma região significasse a negação de sua existência histórica. [...] expõe a maneira pela qual se construiu a ideia de urbanidade em uma sociedade predominantemente agrária” (palavras de Noé Freire Sandes).
A obra “discute a política coronelística, mostrando elementos que distinguem o Coronel goiano do gaúcho – estudo por Joseph Love – do baiano caracterizado por Eul-Soo Pang. Ressalta a atuação dos coronéis goianos, analisa o que chama engrenagem política, enfoca os arranjos políticos, procurando mostrar os grupos políticos que participaram da política local, bem como o modo de organização e controle do poder. O livro apresenta contribuições para o reexame do período republicano em Goiás, principalmente sobre a revolução de 1909, mostrando como a situação de descontentamento dos fazendeiros diante da pressão do fisco e da crise econômica nacional é explorada por um grupo de políticos que ensejam a ascensão dos Caiados – Castro – Jardins.“É um significativo trabalho de investigação histórica e sociológica que retrata o domínio exercido pela figura do “coronel”, como expressão política, econômica e social de uma época, no marco do seu território de influência [...] nos leva a entender o significado da condição periférica imposta ao Estado de Goiás pela política do governo central da República, como atitude de descaso com a unidade federada, em forma de isolacionismo”. (Horieste Gomes).
“é a análise arguta e objetiva que o sociólogo Octávio Ianni nos faz desse processo de violação e conquista da última área virgem do mundo e, ao mesmo tempo, das implicações sociais, políticas e econômicas que ele tem quanto á soberania nacional.” (A edição).
Escrita em ritmo de reportagem social, entre o final de 1963 e o início de 1964, esta obra revela-nos como, em Pernambuco, um amplo movimento político – social conseguiu avançar mais do que em outros lugares e como ele se efetivava não contra o sistema enquanto tal, mas dentro dele. Focaliza os efeitos da ação de um governo, ali instalado, que não contava senão com o apoio popular, descomprometido com as forças tradicionais que sempre governaram o Estado.
“Essa obra é fruto da dissertação de mestrado Centralismo político e tradição histórica da cidade de Goiás a Goiânia: 1930 – 1978. [...] Nesse trabalho abordamos, entre outros temas, a questão da transferência da capital da cidade de Goiás e em Goiânia, foram levantadas algumas fontes [...]num texto mais acessível, atendendo alunos dos ensinos fundamental e médio. (Editora).
A obra “apresenta material icnográfico inédito, reafirma a atualidade deste estudo que contempla um grupo social tradicionalmente marginalizado: o caipira. [...] O livro foi dividido em três partes. A primeira é uma reconstrução histórica da sociedade caipira e abrange desde as relações sociais básicas até os meios elementares de subsistência. A segunda, marcadamente antropológica, descreve técnicas de plantio, festas religiosas e a dieta dos parceiros de Bofete, interior de São Paulo. A terceira, de viés sociológico clássico, entre fatores de persistência e mudança, analisa como a expansão da economia capitalista descaracteriza a vida rústica tradicional.” O editor.
Livro da Coleção Belamor, apresenta uma coletânea de 15 contos, onde “reflete duas correntes de ocupação humana do Planalto Central: uma, a das tropas, que vinha do Sul do país; outra, a das boiadas, que vinha do Nordeste e que, penetrando em forma de leque por vários caminhos, atingiu o norte, o nordeste e o leste de Goiás, estabelecendo, assim, no Planalto, o ponto de convergência, não só das populações, mas, com elas o contato cultural inevitável, misturando usos e costumes, crenças e tradições, numa legítima simbiose brasileira, ainda em vias de processamento” (palavras do autor).