Zona de identificação
tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Centro de Recursos Computacionais
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1974
Histórico
O Centro de Processamento de Dados, o CPD, foi criado em 1974 na Escola de Engenharia com a finalidade de auxiliar os alunos do curso de Engenharia nos projetos e cálculos utilizando o computador IBM-1130. Gradativamente sua função foi ampliada para atender à administração da Universidade, inicialmente com a Folha de Pagamento, Contabilidade e o controle de Patrimônio e de Material, entre outros trabalhos.
Com a criação do curso de Ciências da Computação, na década de 80, surge a necessidade de adquirir um computador para atender a área acadêmica. A universidade adquiriu então um mainframe ABC-Bull, o qual foi instalado no Campus II, no Instituto de Matemática e Física - IMF-I . O CPD foi então transferido para este prédio. Os sistemas administrativos foram migrados e ampliados para a nova plataforma com significativa melhoria de performance.
Já na década de 90 ocorreu a expansão dos terminais do CPD para 80 pontos da UFG, inclusive os Campi Avançados, através de linhas telefônicas dedicadas. Nessa época, começou a haver redução do número de funcionários do Centro.
Foi criada a rede de dados da UFG, a UFGNET entre os anos de 1996 e 1997.
Em 1998 o CPD foi transformado em CIT – Centro de Informação e Teleprocessamento em 1998. Iniciou-se também o processo de migração dos sistemas para uma plataforma cliente-servidor.
Na virada do milênio, a plataforma de dados e de sistemas mudou definitivamente do Mainframe ABC Bull para o ambiente cliente-servidor usando ORACLE.
Em2004 iniciou-se a criação e migração de sistemas para plataforma Web.
Em 2006, começou o processo para integrar o CIT com as equipes que trabalhavam na UFGNET em um único Centro, o CERCOMP.
Com a criação do curso de Ciências da Computação, na década de 80, surge a necessidade de adquirir um computador para atender a área acadêmica. A universidade adquiriu então um mainframe ABC-Bull, o qual foi instalado no Campus II, no Instituto de Matemática e Física - IMF-I . O CPD foi então transferido para este prédio. Os sistemas administrativos foram migrados e ampliados para a nova plataforma com significativa melhoria de performance.
Já na década de 90 ocorreu a expansão dos terminais do CPD para 80 pontos da UFG, inclusive os Campi Avançados, através de linhas telefônicas dedicadas. Nessa época, começou a haver redução do número de funcionários do Centro.
Foi criada a rede de dados da UFG, a UFGNET entre os anos de 1996 e 1997.
Em 1998 o CPD foi transformado em CIT – Centro de Informação e Teleprocessamento em 1998. Iniciou-se também o processo de migração dos sistemas para uma plataforma cliente-servidor.
Na virada do milênio, a plataforma de dados e de sistemas mudou definitivamente do Mainframe ABC Bull para o ambiente cliente-servidor usando ORACLE.
Em2004 iniciou-se a criação e migração de sistemas para plataforma Web.
Em 2006, começou o processo para integrar o CIT com as equipes que trabalhavam na UFGNET em um único Centro, o CERCOMP.
Locais
Universidade Federal de Goiás
Campus II, Goiânia-GO
Brasil
Campus II, Goiânia-GO
Brasil
Estado Legal
Orgão Administrativo da Universidade Federal de Goiás, ligado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos.
funções, ocupações e atividades
Implementar a Política de Tecnologia da Informação (TI) da UFG, aprovada pelo Conselho Universitário;
Administrar a infra-estrutura de TI da UFG e, em particular, a da rede de dados da UFG, tanto no seu âmbito interno como externo;
Informatizar processos organizacionais da UFG, de forma a promover uma execução eficaz e eficiente do trabalho de funcionários, professores e alunos;
Projetar, desenvolver e manter sistemas computacionais corporativos de acordo com as necessidades da UFG;
Elaborar e executar o seu planejamento estratégico de TI de forma a atender a política de TI da UFG;
Coordenar o processo de aquisição de produtos e serviços de TI na UFG;
Estudar, promover, implementar e divulgar novos recursos de Tecnologia da Informação que contribuam para a melhoria geral das atividades da UFG;
Assessorar e capacitar os colaboradores dos órgãos administrativos, das unidades acadêmicas e dos campi do interior da UFG no uso adequado de seus recursos de TI.
Administrar a infra-estrutura de TI da UFG e, em particular, a da rede de dados da UFG, tanto no seu âmbito interno como externo;
Informatizar processos organizacionais da UFG, de forma a promover uma execução eficaz e eficiente do trabalho de funcionários, professores e alunos;
Projetar, desenvolver e manter sistemas computacionais corporativos de acordo com as necessidades da UFG;
Elaborar e executar o seu planejamento estratégico de TI de forma a atender a política de TI da UFG;
Coordenar o processo de aquisição de produtos e serviços de TI na UFG;
Estudar, promover, implementar e divulgar novos recursos de Tecnologia da Informação que contribuam para a melhoria geral das atividades da UFG;
Assessorar e capacitar os colaboradores dos órgãos administrativos, das unidades acadêmicas e dos campi do interior da UFG no uso adequado de seus recursos de TI.
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
BRUFGCERCOMP
Identificador da instituição
CIDARQ
Regras ou convenções utilizadas
Normas Internas
Estatuto
Minuta
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão ou eliminação
2010-06-07
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
www.cercomp.ufg.br