Este trabalho integra as reflexões construídas durante a pesquisa de Mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB), que apresentou como eixo central a discussão da temática Universidade e Movimentos Sociais como espaços constituintes de educação e cidadania. Esse recorte tem como especificidade a UNEB - campus de Barreiras-BA e os desafios da multicampia.
O objetivo deste trabalho é mostrar como os conceitos de cidadania, participação social, democracia e qualidade na educação comparecem nas decisões do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF
O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de alunos da educação básica acerca do conceito de cidadania e discutir os desafios de se educar para cidadania nesse nível de ensino.
Neste trabalho é apresentado resultados de uma pesquisa com alunos do ensino superior dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia e tem como objetivo verificar a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente com base na classificação de Malafaia e Rodrigues (1999).
O Trabalho selecionado apresenta uma discussão sobre a questão do conhecimento na contemporaneidade, especificamente no seio da universidade, de modo a traçar apontamentos sobre a nova conjuntura do saber em ascensão, visando à formação de uma cidadania planetária. Nessa direção, a ecologia de saberes apresenta-se como categoria basilar de nossa reflexão.