Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

3 archival descriptions resultados para Condições do Trabalho Docente

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A docência na educação superior privada: condições de trabalho e consciência política.

superior privada e discute a consciência política desses profissionais no contexto dos novos modelos de governança educacional. Trata-se de um recorte de um estudo de caso qualitativo realizado em uma instituição de ensino superior privada, que faz parte do maior grupo educacional da América Latina. As técnicas utilizadas para a geração dos dados foram análise documental, entrevistas individuais e observação assistemática. A interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Uma nova lógica laboral vem se consolidando no cotidiano dos docentes que atuam nas companhias educacionais. Apesar da precarização e da fragilidade nas relações de trabalho, os professores ainda não conseguiram se organizar coletivamente, o que reduz as possibilidades de luta e de enfrentamento do problema.

A incorporação do notebook no trabalho docente e na mediação pedagógica: algumas reflexões.

As reflexões apresentadas neste trabalho abordam a incorporação das tecnologias na educação escolar, em sua dimensão pedagógica. O objetivo é apresentar discussões empíricoteóricas sobre as implicações do uso do notebook no trabalho docente. Trata-se de um estudo qualitativo, de tipo exploratório, do qual participaram trinta professores do projeto Professor Conectado, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Anápolis/GO. Evidenciou-se, durante a pesquisa de campo, que o uso do notebook nas práticas pedagógicas foi predominantemente utilitarista e pragmático, sem que houvesse sua incorporação ao trabalho pedagógico, o que permite inferir pelo comprometimento do processo de mediação da aprendizagem dos alunos. Encontraram-se, todavia, indícios de um início de diálogo para a incorporação didática de recursos tecnológicos, o que aponta para um caminho já aberto.