O livro propõe ser um instrumento de trabalho para o homem rural, adulto e adolescente e pretende levá-los a uma atitude de reflexão e a um sentido de cooperação.
Relatório do encontro com equipe do Serrinha 05 e 06 de março de 1966. Trata dos desafios do trabalho do homem do campo, e dos objetivos em atender solicitação e esclarecimento sobre cooperativismo, dados para reflexão a fim de evitar que a comunidade entre numa linha de desenvolvimento pelo desenvolvimento, justificar a presença do MEB num trabalho de cooperativismo.
O trabalho tem a finalidade de discutir a emergência da Cooperativa Educacional de Uberlândia (CEU) como forma de gestão cooperativa na educação. A crise do Estado do bem-estar social e a reestruturação das forças produtivas formaram um quadro histórico de reorganização das formas produtivas, permitindo a retomada do cooperativismo como modalidade de gestão, segundo a abordagem metodológica materialista histórico-dialética. Nesse aspecto, serão discutidos os avanços do cooperativismo educacional e seus dilemas organizacionais, fortalecendo a discussão no campo da gestão das escolas como possível ruptura com a lógica mercantil e com a precarização do trabalho docente. Assim, o trabalho procura situar o debate sobre o cooperativismo na sua potencialidade emancipatória ou de enquadramento na lógica acumulativa do capital.