1 descrição arquivística resultados para Criança em Idade Escolar

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Aspectos sociológicos, históricos e literários sobre criança e escola.

A pesquisa apresenta uma análise sobre representação da criança e as suas infâncias em determinados contextos e grupos sociais brasileiros, em final do século XIX e início do século XX. Tem como objetivo o processo de individualização da criança por meio de seu processo de escolarização, ocorridos na família e na escola. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica para a elaboração histórica e sociológica sobre a concepção de criança e infância, e para a pesquisa literária, utilizamos as obras autobiográficas dos autores José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Como resultados obtidos, definimos a especificidade da criança e as suas interdependências de comportamentos em relação aos adultos, obtendo assim, a compreensão das etapas da infância, da escola, da formação da família e da sociedade.