Cultura Afro-Brasileira

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A contribuição do rap “Você é você”, do Grupo Realidade Negra do Quilombo do Campinho da Independência, como proposta de ordenação da hybris no compasso do jovem contemporâneo.

Eixo 3. O trabalho apresenta alguns aspectos da hybris jovem partindo de uma reflexão sobre o rap quilombola “Você é Você” para compreendermos aspectos das subjetividades jovens. Entretanto, a intenção aqui não é de psicologizar a sala de aula, o aluno e ... »

A memória como estratégia poética na Literatura Negra Brasileira.

O trabalho apresenta uma reflexão acerca da memória da cultura negra brasileira a partir do projeto de tese “A Literatura Negra Brasileira lugar de memória: na obra de Geni Guimarães”, em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas ... »

Identidade negra e a construção de novas perspectivas por meio da educação.

Eixo 3. Este trabalho trata da Construção da Identidade negra a partir da escola, considerando as contribuições da lei 10.639/03 que alterou a LDB 9394/96 instituindo a obrigatoriedade do ensino de História da África e de Cultura afro-brasileira e ... »

Religiosidade afrobrasileira e Lei 10.639/03: algumas considerações.

Este artigo surge como proposta de trazer para a discussão a relação entre alguns elementos que, ao longo da história, têm vivido em constantes desencontros: a escola, com seus saberes formalizados, e as religiosidades de matriz africana, herdadas do ... »

A presença da cultura quilombola e da história da África em currículos escolares da educação básica brasileira. 

A formação de quilombos está entre as principais formas de resistência escrava elaboradas por africanas, africanos e seus descendentes ao sistema escravista brasileiro. Constituem‐se exemplos de grupamentos ou sociedades detentoras ... »

História da educação das populações de origem africana no pós‐abolição em Florianópolis – SC (1888 – 1930).

O trabalho propõe‐se a apresentar um levantamento de pesquisa sobre a história da escolarização das populações de origem africana e afrodescendentes no pós‐abolição, em Florianópolis, Santa Catarina, no período compreendido entre 1888 a 1930.

Imagens e imaginário nas representações de estereótipos étnicos de crianças escolarizadas.

Nesta pesquisa discuto os estereótipos étnicos2 . Os estereótipos étnicos não vinculados à narrativa dos adultos, mas sim à narrativa das crianças. Tento observar mais de perto como as crianças fazem representações sociais dos negros e como compartilham ... »

De griôs à capoeira: uma breve análise do livro história e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.

Este estudo que está sendo apresentado sintoniza-se com as pesquisas que têm apresentado a infância como uma construção social, destacando-se as crianças como atores ativos de direitos sociais.

O negro nos livros didáticos de história dos anos iniciais do ensino fundamental após a Lei 10.639/03.

O presente texto apresenta parte da pesquisa que investiga como o negro é retratado nos livros didáticos de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental adotados nas escolas da rede municipal de Ladário-MS após a obrigatoriedade do ensino de história ... »
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