Cultura Indígena

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As fases da vida a’uwẽ marãwatsédé e o ciclo de formação humana na organização escolar.

Este artigo tem como objetivo discutir a escola organizada por ciclo de formação humana instituída em Mato Grosso e sua relação com as fases de vida A’uwẽ Marãwatsédé, partindo do pressuposto que todo o processo educativo A’uwẽ está fundamentado nos clãs, na faixa etária e no gênero.

Educação, diversidade cultural e jogos dos povos indígenas.

Povos Indígenas. Estes eventos se inserem na perspectiva dos movimentos associativistas étnicos dos povos indígenas. Estão relacionados com diferentes setores da sociedade brasileira, como Comitê Intertribal de Ciência e Memória Indígena, Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, FUNAI, Governo Estadual e Municipal, Universidades, ONGs, meios de comunicação, participantes indígenas e o público de maneira geral. Os Jogos propiciam locais importantes para o ensino-aprendizagem sobre diversidade cultural, práticas corporais, rituais, pinturas corporais, debates sobre diferentes temas realizados nos fóruns sociais. Educação, Jogos dos Povos Indígenas, Diversidade Cultural, Jogos Tradicionais

Apontamentos sobre livros didáticos e pesquisa: a história e a cultura indígena em foco.

As pesquisas que têm como tema os livros didáticos vêm de uma tradição que no Brasil é relativamente recente, visto que foi na década de 1930 que os livros didáticos começaram a se popularizar nas escolas públicas brasileiras. Junto com o crescimento da demanda escolar, nas décadas de 1960 e 1970, surgem os primeiros estudos; e na década de 1980, logo após a Ditadura Militar, o interesse por esse tipo de pesquisa se expande. A forma como a história e a cultura indígena são retratadas nos livros didáticos é um assunto que tem incentivado algumas pesquisas, principalmente após a aprovação da Lei 11. 645/08. Esse artigo tem como foco refletir sobre essas pesquisas no Brasil e no estado de Goiás.

História e cultura indígena após a lei 11.645/2008: dos materiais didáticos do programa “são paulo faz escola” às concepções dos docentes.

Eixo 2. O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo é levantar e analisar como a temática indígena está representada nos materiais para o ensino de história de 6º ao 9º ano elaborados pelo programa “São Paulo faz Escola” e quais são as concepções dos docentes acerca dessa temática.