O cotidiano na escola e a escola no cotidiano ribeirinho/pantaneiro.
- BR CMV-GO EPT-DCO-249
- Item
- 2014-10
Cotidiano de crianças ribeirinhas/pantaneiras, eis o espaçotempo narrado neste texto. Busca-se aproximar forças da narrativa (Benjamin, 1996) e do cotidiano (Certeau, 1994,1996) como maneira de pensar a educação num contexto escolar próprio e o currículo pensado/praticado pelos sujeitos que compõem seus saberes/fazeres cotidianamente. Foram utilizados como instrumentos de registros da pesquisa, o diário de campo, rodas de conversas com crianças e professores, numa turma multisseriada de 1º, 2º e 3º anos. Problematiza-se nesse estudo: Que sentido de escola as crianças no/do campo vivenciam? Como a organização escolar/curricular acolhe as crianças? Esta pesquisa traz encontros com singularidades de infâncias e multiplicidades de sentidos que dinamizam os espaços coletivos dentro e fora da escola.