1 descrição arquivística resultados para Currículo de Matemática

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A escolha dos conteúdos de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com professores do ensino médio em Juína, MT.

Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo.