Diversidade Cultural

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Educação, diversidade cultural e jogos dos povos indígenas.

Povos Indígenas. Estes eventos se inserem na perspectiva dos movimentos associativistas étnicos dos povos indígenas. Estão relacionados com diferentes setores da sociedade brasileira, como Comitê Intertribal de Ciência e Memória Indígena, Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, FUNAI, Governo Estadual e Municipal, Universidades, ONGs, meios de comunicação, participantes indígenas e o público de maneira geral. Os Jogos propiciam locais importantes para o ensino-aprendizagem sobre diversidade cultural, práticas corporais, rituais, pinturas corporais, debates sobre diferentes temas realizados nos fóruns sociais. Educação, Jogos dos Povos Indígenas, Diversidade Cultural, Jogos Tradicionais

Identidades/diferenças, gestão e diversidade cultural na escola

Este artigo teve como objeto de pesquisa a análise da discussão que existe sobre a diversidade cultural no ambiente escolar, com foco na visão dos gestores e nas ações voltadas à formação docente e às práticas pedagógicas. Para tanto, construiu-se uma reflexão teórica inscrita na interculturalidade e na formação para a diversidade cultural. A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou, como instrumento de coleta dos dados, entrevistas semiestruturadas realizadas com oito gestores da rede pública de ensino. Os resultados sugerem, para alguns entrevistados, que a diversidade no ambiente escolar é algo que vem sendo discutido de forma aberta, com a participação da comunidade interna e externa, constando até como parte do currículo da escola. No entanto, para outros entrevistados a diversidade cultural ainda é algo a ser discutido de maneira mais objetiva, que rompa barreiras.

Percepção dos familiares e professores da educação infantil sobre a inclusão escolar da criança com deficiência uma experiencia na rede municipal de Joinville (SC).

Este artigo analisa a aplicabilidade das diretrizes expressas nos documentos que orientam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando a compreensão do relacionamento entre família, escola e Atendimento Educacional Especializado.

A africanidade no currículo: a lei federal nº 10.639/03 e as práticas curriculares de escolas públicas de Sabará/MG.

Eixo 3. Este trabalho investigou como a escola, enquanto espaço sociocultural, relaciona-se com a diversidade histórico-cultural na qual se encontra. A finalidade da pesquisa foi perceber se a diversidade local alcançava o trabalho com a temática racial em sala de aula, e como a escola abordava Lei nº 10.639/03.