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Considerações a respeito da condição docente em escolas estaduais do município de Uberaba – MG.

Este trabalho busca realizar considerações a respeito da condição docente em escolas estaduais do município de Uberaba – MG tendo em vista os elementos que compõem as condições de trabalho de professores a partir de um estudo realizado em três escolas da cidade. Para delinear as questões teóricas acerca da condição docente buscou-se apoio em Arroyo (2007), Teixeira (2007), Sampaio (2004) e Oliveira e Vieira (2012) além de outros. Fundamentados nos pressupostos de Fiorentini e Lorenzato (2006), foram aplicados 35 questionários mistos a professores de 6º a 9º anos do ensino fundamental estadual da cidade. Os dados e as análises demonstram que a condição docente no âmbito pesquisado apresenta elementos que dificultam o trabalho do professor relacionado aos aspectos físicos das instituições e à intensificação do trabalho, no entanto, a maioria desses docentes afirma não se sentirem sobrecarregados.

Contribuições de docentes de história para pensarmos o combate à desigualdade e ao racismo na escola.

O artigo propõe mostrar as maneiras que professores contribuem para pensarmos o combate à desigualdade e ao racismo no contexto da educação escolar. Foram interpretadas entrevistas semiestruturadas concedidas por oito docentes de História. O racismo é discutido em relação às diferentes desigualdades na sociedade capitalista. Percebeu-se a persistência dos processos desiguais interferindo na escola, mas também os empenhos coletivos de professores de História a fim de amenizar e diminuir o racismo, a discriminação, o preconceito e a exclusão nas relações cotidianas. Tais atitudes são de grande valia, porque se referem a uma postura comprometida de enfrentamento diante de situações causadoras de sofrimento nos alunos.

Política de valorização docente a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR): análise de sistemas municipais de ensino sulmato- grossenses.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo identificar em que medida o Plano de Ações Articuladas (PAR), enquanto programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem influenciado no desenvolvimento de políticas de valorização docente nos municípios de Dourados e Ponta Porã, Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2007 a 2010