- BR CMV-GO EPT-DCO-128
- Item
- 2014-10
Educação Intercultural
Taxonomia
9 descrição arquivística resultados para Educação Intercultural
9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
formação de professores para implementação da Lei 11.645/08. O Curso de Formação foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e demais órgãos estaduais voltados à formação de professores da Educação Básica. Para o texto, trazemos um recorte dos discursos dos ... »
Identidades/diferenças, gestão e diversidade cultural na escola
- BR CMV-GO EPT-DCO-208
- Item
- 2014-10
Este artigo teve como objeto de pesquisa a análise da discussão que existe sobre a diversidade cultural no ambiente escolar, com foco na visão dos gestores e nas ações voltadas à formação docente e às práticas pedagógicas. Para tanto, construiu-se uma ... »
Inclusão do estudante indígena na universidade: aproximação à realidade Mato-grossense.
- BR CMV-GO EPT-DCO-239
- Item
- 2014-10
Este estudo parte da problemática das relações conflitivas entre os saberes e fazeres biomédicos e os saberes e fazeres da saúde indígena, tendo por referência a análise da realidade apontada em pesquisas com cursos de formação de enfermeiros na ... »
- BR CMV-GO EPT-DCO-478
- Item
- 2014-10
Este trabalho analisa proposições de diálogos interculturais no currículo curso de Pedagogia, acordo Brasil-Japão, dando centralidade às disciplinas relativas à área das ciências naturais. O referido curso foi ofertado para ... »
Interculturalidade e a Lei 10.639/03: desafios a formação de professores.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-093
- Item
- 2014-10
Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa financiada pela capes. A pesquisa teve como objetivo mapear o desenho institucional construído para a implementação das políticas de igualdade racial no âmbito educacional, no município do Recife, ... »
Interculturalidade e educação escolar indígena: diálogos, apropriações e negociações identitárias.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-095
- Item
- 2014-10
A conquista do indígena brasileiro ao direito à escolarização remete à concretização de um desafio cotidiano, visto que, a concepção de escola deveria refletir o pensamento de cada etnia, os próprios processos de aprendizagem e de difusão do saber e o ... »
A educação intercultural em prática: a literatura marginal/periférica e o sarau dos Mesquiteiros.
- BR CMV-GO EPT-DS-023
- Item
- 2014-10
O presente artigo tem como objetivo compreender as atividades culturais que envolvem a literatura marginal/periférica e o sarau como práticas de Educação Intercultural no Sarau do Mesquiteiros, realizado em uma escola estadual na ... »
Uma proposta de educação intercultural a partir da arte de Hélio Oiticica.
- BR CMV-GO EPT-DS-042
- Item
- 2014-10
O texto tem por objetivo compreender de que modo podemos pensar uma educação intercultural como propositora do experimental e da participação na coletividade, a partir da arte de Hélio Oiticica considerando que já temos vivenciado a exaustão de modelos ... »
Perspectiva para a emergência de uma educação intercultural crítica.
- BR CMV-GO EPT-DS-078
- Item
- 2014-10
O artigo em questão apresenta reflexões acerca da relevância do pensamento de Paulo Freire com vistas à abertura de sendas possíveis para a instauração da interculturalidade crítica, no mundo das escolas e demais organizações sociais.