Narrativas de adolescentes sobre a cidade no exercício da visibilidade cívica.
- BR CMV-GO EPT-DCO-210
- Item
- 2014-10
O estudo parte de reflexões propostas acerca das representações socioespaciais da cidade, segundo crianças (SILVA, 2014), e de intervenções na perspectiva da Educação Patrimonial desenvolvidas pelo projeto de extensão de uma Universidade Federal do Centro-Oeste. Inspirouse na abordagem ontogenética das Representações Sociais, tendo como referência trabalhos de Duveen (1995), Castorina; Kaplan (2003), Castorina (2010) no diálogo com a Teoria Histórico- Cultural (VIGOTSKI, 2010), e os estudos de Aguiar e Ozela (2006) e Prestes (2010), como os debates da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2007). Objetiva-se investigar, a partir da oficina Bate Bola na Mandioca – Circuito Cultural Setembro Freire 2013, significações de alunos entre 14 a 15 anos acerca da cidade de Cuiabá. Os dados coletados foram analisados por meio das técnicas de análise do conteúdo (BARDIN, 1977) e análise compreensiva.