Educação Pelo Cinema

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Educação Pelo Cinema

Equivalent terms

Educação Pelo Cinema

Associated terms

Educação Pelo Cinema

2 archival descriptions results for Educação Pelo Cinema

2 results directly related Exclude narrower terms

A importância da linguagem cinematográfica na educação contemporânea.

Esse trabalho propõe apontar para a importância da linguagem cinematográfica como elemento pedagógico: uma produção audiovisual na educação. Buscamos nos fundamentar a partir dos conceitos da linguagem cinematográfica de Marcel Martin, que dissecou a formação do léxico da linguagem fílmica a relação desta com a arte cênica e sua condição de Arte. Saussure e Camara Junios dão o tom ao diálogo, a partir da teoria da linguagem. Trata-se de trabalho de pesquisa de mestrado em desenvolvimento, pelo Instituto de Educação da UFMT e encontra-se em fase de análise de dados. A parte prática foi desenvolvida sob a orientação metodológica da Pesquisa-Ação.

Filmes e narrativas de jovens deficientes visuais: reflexões iniciais de uma pesquisa.

Eixo 7. O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de pesquisa acerca da percepção dos deficientes visuais, especificamente jovens matriculados no 5º ano do ensino fundamental de uma escola especializada para cegos, referente aos filmes exibidos buscando compreender como são percebidos os filmes assistidos por esses sujeitos. A pesquisa realizada faz parte do projeto “O cinema e a narrativa de crianças e jovens em diferentes espaços educativos”. O interesse em realizar tal pesquisa surgiu em janeiro do ano de 2012 quando o Instituto Benjamin Constant foi selecionado para participar de um curso sobre educação e cinema. De imediato, despertou-se o interesse por esta temática e percebeu-se o quanto esse aprendizado poderia ser percebido e discutido com os jovens estudantes da escola.