Ensino Fundamental

Taxonomia

9 descrição arquivística resultados para Ensino Fundamental

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Sistema de numeração decimal: reflexões sobre os conhecimentos profissionais de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.

Nesta pesquisa objetivamos investigar os conhecimentos profissionais e as práticas escolares de professores do 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino fundamental acerca do Sistema de Numeração Decimal. Participaram da pesquisa duas professoras do 2º ano e ... »

Literatura infantil e a formação do leitor: saberes e práticas no processo de ensino e aprendizagem.

Este texto apresenta reflexões sobre uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar e analisar saberes e práticas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental com obras de literatura infantil de Ruth Rocha, veiculadas no acervo do ... »

Diretrizes curriculares locais para o ensino fundamental (2008 e 2012): a distribuição de conhecimentos em matemática.

O presente texto incorpora trajetória de estudos em desenvolvimento para escrita de tese de doutoramento, inserida nos chamados estudos curriculares críticos, tendo como objeto de pesquisa documentos curriculares locais. Estes ... »

Educação fundamental: contribuições das pesquisas aos desafios do tempo integral e democratização da gestão escolar.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa feita junto à coordenação e à Secretaria Municipal de Educação de Capinópolis - MG. O objetivo principal deste trabalho é identificar como as pesquisas de pósgraduação podem contribuir com ... »

Políticas para a alfabetização no Brasil: do ensino fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade.

Este trabalho teve por objetivo discutir as políticas educacionais voltadas à alfabetização no contexto do ensino fundamental de nove anos e da implantação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à estatística de escolas públicas e privadas em Uberlândia.

O presente estudo apresenta a concepção de 55 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de oito escolas (estadual, federal, municipal e privada) de Uberlândia, Minas Gerais. Portanto, através de um questionário pretendeu-se verificar a ... »

Educação e meio ambiente: abordagem da fauna amazônica em livros didáticos do ensino fundamental.

Este texto baseia-se em resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Aqui são focalizados os resultados produzidos quanto à identificação e análise das concepções que orientam a abordagem da fauna, ... »

Jogo de papéis em ambiente escolar: a questão de gênero na visão de crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Este artigo focaliza um jogo de papeis em que os sujeitos pesquisados parecem expressar suas concepções acerca da questão de gênero. A partir dos estudos de Bakhtin e Vigotski, refletimos sobre a importância dessa atividade para o desenvolvimento ... »