- BR CMV-GO EPT-DCO-038
- Item
- 2014-10
Ensino Médio
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Ensino Médio
Termos equivalentes
Ensino Médio
Termos associados
Ensino Médio
9 descrição arquivística resultados para Ensino Médio
Pretende-se por meio desta pesquisa investigar o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI, em Campo Grande-MS, no período de 2007 a 2011. O ProEMI foi instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de outubro de 2009 com o objetivo de proporcionar mudanças significativas nas escolas de ensino médio, não profissionalizante, no país.
Evasão escolar e educação profissional: um olhar sob o IFMS câmpus Ponta Porã.
- BR CMV-GO EPT-DCO-064
- Item
- 2014-10
A presente pesquisa aborda a temática da evasão escolar, percorrendo o contexto das políticas públicas educacionais. Buscando-se identificar as principais causas que levam os estudantes dos cursos de nível médio técnico integrado (IFMS Câmpus Ponta Porã) a abandonarem o curso (com matrícula em 2011 e 2012).
Ensino médio: tendências estatísticas recentes e persistência de interrogações.
- BR CMV-GO EPT-DCO-095
- Item
- 2014-10
O presente trabalho verifica o comportamento recente destas tendências por meio das estatísticas populacionais e educacionais. Os resultados indicam que a redução das matrículas não foi revertida, entretanto, as taxas de reprovação e abandono, bem como a taxa líquida de escolarização, avançam, se bem que muito vagarosamente.
Obrigatoriedade educacional para quem?
- BR CMV-GO EPT-DCO-269
- Item
- 2014-10
obrigatoriedade escolar no Brasil, segundo a Constituição Federal, se estende dos quatro aos 17 anos de idade. A implantação do dispositivo requer maior conhecimento da população de 15 a 17 anos, que só em parte frequenta o ensino médio.
Ensino médio noturno políticas e currículo.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-026
- Item
- 2014-10
As políticas educacionais foram marcantes na história da educação brasileira, não só pela implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, mas, também, pelas reformas e políticas dela decorrentes, com destaque para o Ensino Médio que passou ser etapa final da Educação Básica.
Ensino médio e juventude: limites e oferta do ensino público para os estudantes do campo.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-131
- Item
- 2014-10
A política educacional brasileira é marcada por diversos conflitos e interesses, dentre vários os econômicos, que determinam a história e a construção de uma pratica educacional pública a quém dos interesses das classes dominadas mas sim pensada e construída de acordo com os interesses do Capital. Nesse molde a educação brasileira foi gestada e marcada por uma política que em primeiro lugar coloca o interesse de uma minoria em detrimento de uma maioria, assim, caracterizando a construção de artifícios educacionais que hoje apresenta a educação como descentralizada e guiada alheia aos interesses das classes sociais.
O ensino médio integrado no Proeja no IFRN na perspectiva dos discentes
- BR CMV-GO EPT-DNNE-155
- Item
- 2014-10
O trabalho traz uma reflexão acerca dos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
- BR CMV-GO EPT-DNNE-166
- Item
- 2014-10
O currículo da EJA do ensino médio: as pesquisas divulgadas entre os anos de 2003 – 2012.
- BR CMV-GO EPT-DSE-022
- Item
- 2014-10
O presente trabalho apresenta o estado da arte, tendo como tema o currículo do Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se, a partir de algumas considerações sobre o que dizem as pesquisas acerca desta temática no Brasil, construir um quadro quantitativo desses trabalhos por áreas de conhecimentos. Ressalta-se a divisão desses trabalhos em regiões e estados brasileiros, destacando ainda como tema a ideia de interdisciplinaridade na organização curricular. Tem-se, dessa forma, o mapeamento das teses e dissertações sobre esse tema, depositados no banco de teses da Capes entre 2003 - 2012. Foram computados 46 trabalhos entre dissertações de mestrado acadêmico, dissertações de mestrado profissionalizante e teses de doutoramento. A construção teórica se apoiou em estudos e investigações de autores como Moreira (1995), Soares (2002; 2004), Eugênio (2004) e Oliveira (2012). Foi possível observar que o tema proposto - Currículo do Ensino Médio da EJA – é um tema recorrente nas discussões sobre o processo educacional na EJA, em nosso país.