Ensino Profissionalizante

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Ensino Profissionalizante

Termos equivalentes

Ensino Profissionalizante

Termos associados

Ensino Profissionalizante

21 descrição arquivística resultados para Ensino Profissionalizante

21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O PROEJA no IFG - câmpus Goiânia: contradições, limites e perspectivas.

Este trabalho se propõe discutir como o processo de implantação e implementação do PROEJA no Câmpus Goiânia tem se desenvolvido. Isto, por meio da análise de dados coletados junto aos gestores, professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados em Serviços de Alimentação e Cozinha e também daqueles provenientes dos documentos relativos ao PROEJA, construídos dentro e fora do IFG – Câmpus Goiânia. Estes foram confrontados com as discussões teóricas sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional inseridas em uma sociedade cujos fundamentos emergem de uma sociedade dependente em relação aos países centrais do capitalismo.

Reflexões sobre o processo seletivo para admissão ao Proeja nos IFET´s.

Este trabalho tem por objetivo apresentar breves reflexões acerca dos processos seletivos para admissão dos discentes aos cursos do Programa Nacional de Integração da Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados analisados constam da pesquisa de dissertação do autor, realizada por meio de questionários e entrevistas, do estado da arte do objeto analisado e editais de processos seletivos em Instituições da Rede. Verificou-se que há uma diversidade de práticas de gestão em relação ao processo analisado. Nas Instituições mais abertas às ofertas dos cursos do Programa, a seleção tende a ser mais criteriosa, enquanto nas demais se realiza de modo simplificado tendo em vista apenas o atendimento das exigências legais em relação à obrigatoriedade da oferta.

O PROEJA-FIC/PRONATEC em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores.

A presente pesquisa discute o Proeja-Fic/Pronatec na Rede Municipal de Ensino (SME) de Goiânia a partir da perspectiva dos educadores e educandos. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos pela abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados mediante aplicação de questionário aplicado em 2013 com o objetivo de avaliar o programa. Para fundamentação teórica, nos apoiamos em Andreola (2001), Freire (1999,1996,1987), Frigotto (1996), entre outros. Para uma melhor compreensão da pesquisa, dividimos o texto em três partes. A primeira trata sobre o currículo integrado. A segunda é voltada para a reflexão sobre a visão dos sujeitos da pesquisa acerca do Proeja-Fic/Pronatec e, por fim, as considerações finais.

Jovens alunos do Proeja de Urutaí: concepções acerca da escolarização e do mundo do trabalho.

O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como propósito investigar quem são os jovens alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal Goiano (IFGoiano), campus de Urutaí. Objetiva refletir acerca das concepções dos jovens sobre a educação escolar profissionalizante e o mundo do trabalho após participarem de um programa educacional que objetiva a leitura ampliada de mundo por meio da integração curricular entre formação geral e formação especifica de nível médio para o público da EJA em uma instituição federal reconhecido por eles como escola diferenciada e de excelência no ensino oferecido aos seus alunos.

A dimensão da afetividade como fator de permanência do aluno do proeja no IFPB campus João Pessoa.

O Trabalho selecionado apresenta a síntese de uma pesquisa que ressalta as pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos – EJA vem crescendo ao longo da última década, contribuindo para a elaboração de ações que visem o resgate da cidadania e a inclusão social de uma população que não pode usufruir do seu direito à educação em idade dita regular.

Projovem: uma expressão da reprodução do embrutecimento e ignorância da classe trabalhadora no Brasil em tempo de crise estrutural do capital.

O grande contingente de jovens em precárias condições socioeconômicas e em situação de vulnerabilidade social, principalmente, nos países latinos americanos e no Caribe,tem provocado muita tensão na juventude e agravado diretamente os processos de integração social.

A EJA profissionalizante no segmento têxtil em Juazeiro-BA: uma avaliação a partir da ótica dos estudantes.

O Trabalho selecionado apresenta uma discussão contemporânea que envolve as relações da Educação com o Mundo do Trabalho numa perspectiva complexa que é a Educação de Jovens e Adultos de forma que os agentes da ação educativa, em especial os educandos, ganham expressividade no sentido de dialogar/avaliar as concepções de Educação, enquanto processo no qual está inserido.
Resultados 1 a 10 de 21