9 descrição arquivística resultados para Expansão do Ensino Superior

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Os currículos para a formação de professores na UFTM e os desafios para a formação pedagógica de qualidade.

A expansão de vagas nas Universidades, com adesão ao REUNI, recebe deste apoio financeiro e orientações pedagógicas e curriculares. Busca-se compreender a estrutura curricular dos cursos de formação inicial dos professores da UFTM e se tal proposta atende aos objetivos do REUNI, garantindo a formação de professores com perfil e habilidades para contribuir com a melhoria da escola de Educação Básica. Para a fundamentação teórica utilizou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental para análise dos currículos e a técnica de entrevista semiestruturada para complementar as informações. Os primeiros resultados evidenciam que um bom currículo pode contribuir muitíssimo com a qualidade de um curso de formação de professores. O Projeto Pedagógico do curso, bem como o seu Currículo, deve nascer do estudo, da pesquisa, do debate do grupo de professores e alunos que vão vivenciá-lo.

A expansão da educação superior no centro-oeste brasileiro via universidades estaduais: contextos e cenários.

O presente artigo tem como objetivo expor as considerações iniciais de uma pesquisa que visa analisar, comparativamente, como as universidades estaduais da região centro-oeste (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Estadual de Goiás – UEG) tem contribuído com o processo de expansão da educação superior nesta região do país, identificando a participação de cada uma delas na oferta da educação superior pública (graduação e pós-graduação) em seus estados.

A expansão do curso de serviço social na região centro oeste.

Este artigo tem como objetivo analisar a evolução da Educação Superior concernente ao processo de expansão do curso de Serviço Social. Discussão que se torna relevante a partir do momento que a modalidade a distância tem crescido e contribuindo para o acesso de estudantes na educação superior.

A expansão da educação superior e a problemática do insucesso acadêmico: uma análise do fenômeno da evasão na Universidade Federal da Grande Dourados.

O presente estudo tem o objetivo de demonstrar a dimensão da evasão na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a partir do levantamento e tratamento de dados referentes às variáveis relacionadas a esse processo. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa e para a coleta de dados foram utilizadas as informações estatísticas do Censo da Educação Superior

Políticas de expansão e democratização da educação superior: um estudo de caso.

Este artigo analisa o processo de democratização das políticas de expansão do Brasil e suas interfaces com a expansão das Instituições de Educação Superior. Para tanto, analisa, a partir de um estudo de caso, o processo de expansão e democratização de uma universidade estadual, estudando as políticas globais e o processo de expansão local. Analisou-se documentos que regulamentaram a Política de expansão do estado brasileiro, bem como, os que regulamentaram as Políticas locais.

Educação superior à distância: panorama da expansão no contexto brasileiro.

O texto aborda a expansão da modalidade a distancia (EaD) na educação superior no Brasil, destacando suas principais características, com base nos Censos da Educação Superior de 2001 a 2012 e CensoEaD -2012, da Associação Brasileira da Educação a Distância.

A configuração dos cursos superiores de tecnologia ofertados no estado de Mato Grosso, com ênfase no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

O presente texto analisa a configuração dos Cursos Superiores de Tecnologia ofertados no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, antes e depois da criação Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A expansão da educação superior e a certificação em nível de ensino médio dada pelo ENEM enquanto garantia do direito à educação superior.

O presente artigo objetiva apresentar um olhar sobre a Certificação em nível de ensino médio dada pelo Enem enquanto uma das ações políticas voltadas para a expansão da educação superior, visando a garantia do direito à educação inscrito na constitucionalmente. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa e levantamento bibliográfico.

Expansão e interiorização da educação superior: o caso singular do município de Jataí-GO.

A pesquisa buscou compreender as especificidades e a singularidade do processo de expansão e interiorização da educação superior de Jataí - GO. A centralidade das análises foi nos governos de FHC e de Lula