História da Educação Brasileira

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

História da Educação Brasileira

Termos equivalentes

História da Educação Brasileira

Termos associados

História da Educação Brasileira

7 descrição arquivística resultados para História da Educação Brasileira

7 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Educação no Brasil anos 60: o pacto do silêncio.

“a obra apresenta um passeio pela situação educacional e política do Brasil dos anos 60 a 70, incluindo uma retrospectiva dos anos 20 a 60, retomada de documentos e artigos de jornais. É uma nova forma de percorrer a história da educação brasileira, vislumbrando outras facetas e dimensões por detrás do que vem sendo afirmado e repetido a respeito de fatos e pessoas ainda atuantes.” (A editora).

Escolas radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos (1958-1966).

O livro relata as experiências vivenciadas pela escola radiofônica de Natal durante os anos de 1960 a 1966, trabalho considerado como um dos pioneiros no Brasil, em conjunto com a Igreja Católica, dando origens a outros trabalhos, como o Movimento de Educação de Base. Havia uma perspectiva de alfabetizar a população no sentido de conscientizá-la quanto ao seu papel enquanto sujeitos históricos. Esse período é considerados pelos autores como um dos momentos mais ricos dos movimentos de alfabetização de adultos, não somente pela produção de conhecimentos, como também pelos laços afetivos que envolveram o trabalho.

Educação de jovens e adultos: histórias e memórias da década de 60.

O autor faz um apanhando em busca de reconstruir as histórias e memórias da educação na Paraíba, entre 1961 e 1970, investigando duas campanhas de alfabetização de Jovens e Adultos: O Sistema Rádio-Educativo da Paraíba (Sirepa) – 1959- 1969 – e a Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC) – 1964/1966- 1970. O autor se utiliza de fontes escritas e orais, teoricamente o autor se inspirou em alguns termos conceituais e Foucaut, com um olhar histórico focado no pré e no pós golpe de 1964 no Brasil.

Contexto sócio-político e educação popular: o caso da Cruzada ABC.

As autoras fazem um estudo que propõe analisar a relação existente entre os movimentos de educação de adultos e o seu contexto sócio-político e econômico a partir da Cruzada ABC – Cruzada da Ação Básica Cristã. O interesse das autoras não é a Cruzada ABC em si, mas sim, o que ela sugere a respeito de todos os movimentos de educação de adultos desenvolvidos no Brasil, através da ABC procura-se chegar à dimensão sócio-política dos movimentos, campanhas e programas de educação destinados aos adultos analfabetos.

Educação básica de jovens e adultos: a trajetória da marginalidade.

Trata-se de uma tese de doutorado com o objetivo de discutir as relações do campo da filosofia da educação e da pedagogia, traçando um inventário desta área de atuação educacional, suas práticas e as políticas por ela formuladas. O autor aponta concepções recorrentes sobre o que é ler, escrever, e os conceitos de analfabetismo e analfabeto, suas origens e a tradição histórica destas concepções, faz um apanhado histórico da educação de jovens e adultos, buscando compreender a trajetória de marginalidade desta área para formação social.

MEB 33 anos 1961-1994: textos para reflexão.

O Livro faz uma reflexão dos projetos apresentados ao MEB – Movimento de Educação de Base, no programa de alfabetização, são relatadas experiências que buscam reforçar o que se afirma com relação à abrangência de uma proposta consciente, não só de alfabetização, mas de Educação de Adolescente, Jovens e Adultos.

Estado e educação popular.

“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)