Trata-se de uma tentativa de apresentação quantitativa, mas em um aspecto qualitativo da experiência do MEB. Documento composto por textos escritos por pessoas de estilos épocas diferentes, que faz referência às publicações do MEB.
O documento apresenta uma análise acerca de experiências na formação de líderes em relação à: MEB e igreja, MEB movimento educativo; MEB e povo; MEB, movimento nacional.
O documento apresenta uma entrevista com a profª Alda na qual é explanado alguns contextos históricos, políticos que ocorreram antes, durante e pós a criação do Movimento de Educação de Base em Goiás. O documento possui uma estrutura de pesquisa com tópicos que acenam para uma compreensão pormenorizada da estruturação e do andamento das atividades do Movimento.
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.
Reúne dois artigos que tratam sobre a continuidade do processo de alfabetização de jovens e adultos nos projetos de parceria com o MEB, no período de 1993-94 e a alfabetização de jovens e adultos rumo às políticas públicas.
O documento apresenta as ideias geradoras sobre; Cultura Popular segundo os autores: Estevam Martins e Ferreira Gullar. Conceitos assumidos; pelo CPC da UNE, manifesto de 1962, MEB e MCP. Sistema Paulo Freire; conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo; fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação; Educação de adultos e unificação da cultura; conscientização e alfabetização: uma visão prática do sistema Paulo Freire. Movimento de Educação de Base; educação e conscientização, visão do trabalho educativo, relatório do II Encontro de Animação Popular, Animação Popular. Esforço de União e Integração; Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular/Resoluções. Revisão dos anos 60, nos anos 60; Cultura Popular: esboço de uma resenha critica.