3 descrição arquivística resultados para Informática e Educação

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Possibilidades de inserção da cultura didática digital na Educação de Jovens e Adultos.

A partir de 2008 desenvolvem-se experiências com educandos e educadores da educação de jovens e adultos trabalhadores com ênfase na disseminação de uma estratégia que promova espaços para criação e a construção coletiva a partir de dispositivos e suportes tecnológicos. A práxis desenvolvida pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas, que dialogam com as experiências de vida dos educandos no coletivo, a partir da situação problema desafio materializadas em diferentes formatos digitais, como vídeo, animação, poesia, entre outros. Esse artigo apresenta reflexões da arte digital na educação de jovens e adultos.

Análise do desenvolvimento da competência digital: uma contribuição para formação docente.

A interlocução entre tecnologia e ensino cria um movimento que ressoa no processo de ensino-aprendizagem. Assim, é imperativo defender o desenvolvimento da Competência Digital (CDg) pelo docente a fim posicioná-lo em consonância com as demandas contemporâneas impostas aos profissionais de Educação. Neste trabalho, apresenta-se a análise da CDg de professores de língua estrangeira a fim de exemplificar essa situação. Esta pesquisa qualitativa interpretativista adota a modalidade de pesquisa, estudo de caso e a partir dos instrumentos de pesquisa selecionados observa indícios de desenvolvimento da competência digital situado nos primeiros dois níveis propostos por Adell (2013) dos participantes. A descrição dessa situação incentiva novas pesquisas que possam redirecionar os processos formativos de professores para o âmbito virtual.

Alunos com deficiência intelectual: uma análise sobre os aspectos semânticos da produção escrita em meio digital.

Esse estudo, embasado na teoria socioconstrutivista, se origina a partir de uma pesquisa realizada com nove sujeitos que apresentam deficiência intelectual residentes em Fortaleza que se comunicavam com outros nove sujeitos da cidade de Campina Grande. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Campina Grande.