Informações Educacionais

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Informação do país

O texto descreve a criação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e do Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946, tendo à frente Roberto Simonsen e Morvan Dias de Figueiredo, representantes do grupo industrial, solicitando ao presidente da república Getúlio Vargas, a criação de instituições especializadas no ensino industrial, sendo 15.758 cursos para adultos. As duas instituições tiveram enorme abrangência nos estados que constituem a 6ª regional: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e o Território do Guaporé.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1954

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação e de construção de prédios, recursos para o ensino médio por meio do Programa de auxílio supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC-INEP em 1956.

Informação do país

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, subsidiadas pelo INEP, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores, de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação de construção de prédios, e utilização de recursos para o ensino médio por meio do Programa de Auxílio Supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC/INEP em 1954. O programa de auxílio supletivo do Governo Federal, destinado a obras de estabelecimentos de ensino médio, determinou recursos para 09 estabelecimentos, no valor de Cr$ 1.631.500,00 para o Estado de Goiás.

A educação brasileira no ano de 1954

O texto apresenta a sinopse estatística do ensino médio para o ano de 1954, referente a 2.232 municípios brasileiros, com existência de 3.307 estabelecimentos, com dados de cursos comerciais básicos, cursos básicos e técnicos de comércio, técnicos, dentre outros, destacando o Estado de Goiás nos extremos da categoria com cursos de ensino médio.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1955

O texto retrata a mobilização contra o analfabetismo por meio da Campanha Brasileira de Educação, apresentando dados estatísticos com resultados oferecidos pelos Centros de Iniciação Profissional, com referência para Goiás.

O INEP e os Órgãos Executores de Planos Especiais: Realizações em 1956 e Novos Planos de Trabalho

O texto traz o relato de novos projetos do I.N.E.P.: cita o Anteprojeto de organização do ensino do Estado de Goiás, por solicitação do Governo de Goiás, com a colaboração de técnicos goianos, sob a coordenação do professor João Roberto Moreira.

Relatório do Ministério da Educação e Cultura por intermédio do INEP ao Bureau Internacional de Educação

O texto relata a ação do Governo Federal na reforma administrativa da educação no Estado de Goiás com a assistência técnica do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, encaminhando à Assembleia Legislativa Estadual o anteprojeto de lei orgânica da educação, visando a descentralização administrativa.

Relatório das atividades do INEP e dos Centros de Pesquisas Educacionais em 1958

O texto traz o relato das atividades e do andamento das obras programadas pelo INEP, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, em acordo com cinco Estados da Federação, apontando dados para o Estado de Goiás, no município de Catalão, tendo como um dos objetivos educacionais básicos da Campanha do programa de alfabetização de adultos.

Informação do País

O texto traz a apresentação do Anteprojeto da Lei Orgânica pelo governador do Estado, com a incumbência de estudar a reforma do ensino normal, propondo a formação de professores, aperfeiçoamento e especialização, podendo os Colégios Normais ministrar cursos intensivos de especialização em educação pré-primária e ensino primário supletivo.

Informação do País

O capítulo apresenta o relato do anteprojeto da Lei Orgânica pela comissão incumbida de propor a reforma do ensino normal do Estado de Goiás ao governador do Estado de Goiás, José Feliciano Ferreira, tendo como incumbência estudar a reforma do ensino normal, propondo a formação de professores, aperfeiçoamento e especialização, podendo os Colégios Normais ministrar cursos intensivos de especialização em educação pré-primária e ensino primário supletivo.
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