Centro Memória Viva - Goiás
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social.
Costa, Maria da Piedade Resende da
Item
Texto
Com objeto digital
Português
Opções de pesquisa avançada
Nesta contextualização, este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da relação familiar para o empoderamento educacional dos alunos com potencial elevado. Como objetivos específicos: refletir sobre as expectativas dos pais em relação aos filhos com altas habilidades/superdotação e apresentar um caso de aluno apontado com indicadores de altas habilidades/superdotação.
Eixo 7. O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, analisar as características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.
Para Cobo, Rodriguéz e Bueno (2003) cerca de 80% dos conhecimentos adquiridos pelo ser humano são obtidos através do sentido da visão, sendo reconhecida por Cavalcante (1995) como modalidade sensorial mais importante e necessária para o desenvolvimento infantil. Entretanto¸ o déficit sensorial representa para a criança com deficiência visual uma privação no seu desenvolvimento global, sobretudo, durante os primeiros anos de vida, cujas sequelas às vezes são irreversíveis (GARCIA, 2003). Segundo Rodrigues (2007), a perda da visão não é simplesmente a perda de um sentido isolado, mas é responsável pela integração das experiências sensório-motoras com os demais sentidos na aquisição do conhecimento, por ser um sistema altamente elaborado e ocupar na organização neurosensorial e neuromotora, o lugar mais hierarquizado.